Pensar Piauí

Em São Julião, cachorros atacam e criador perde 41 ovelhas

Este não foi o primeiro ataque que cães fazem à criação de animais

Foto: Portal NPMOvinos mortos

É Noticia - Um criador de caprinos e ovinos de São Julião- PI, município localizado na região de Picos, relatou que seu criatório foi atacado por cachorros durante o final de semana. No ataque, foram mortas 41 ovelhas e outras dezenas de animais ficaram feridos.

“Quando fui hoje (21) pela manhã na roça, o cenário que encontrei era desolador. Muitas ovelhas mortas e outras feridas espalhadas pela propriedade. Como se não bastasse o trabalho que temos com os animais e o preço alto da ração, agora temos que lidar também com o ataque de cachorros”, lamentou o criador.

Ataque não foi o primeiro 

“Em nossa propriedade foram 6 ovelhas mordidas.  Quando os cães mordem raramente elas sobrevivem. De dezembro para cá, 11 pequenos criadores tiveram prejuízos com ataques de cachorros”, informou o criador Luís do Gabriel.

O caso de ataque de cães a caprinos e ovinos em São Julião já foi alvo de debates entre autoridades. Em março de 2020 foi realizada uma audiência pública para discutir sobre o assunto.

Na época, a audiência reuniu criadores, representantes dos poderes executivo e legislativo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Polícia Militar e membros da Associação de Proteção Animal de São Julião bem como um grande número de criadores de todo o município.

Na época da audiência pública, ficou acertado que o dono do cão que ocasiona prejuízo ao criador pode ser responsabilizado. Basta o criador fazer o reconhecimento do animal e acionar a polícia.

Foto: Portal NPMOvinos mortos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS