Pensar Piauí

Novo Ensino Médio: onde o governo falha?

O Novo Ensino Médio amplia a desigualdades entre estudantes ricos e pobres

Foto: ReproduçãoEm relação ao Novo Ensino Médio, o governo falha no compromisso com a igualdade
Em relação ao Novo Ensino Médio, o governo falha no compromisso com a igualdade

Por Luis Felipe Miguel, professor, no Facebook

O Novo Ensino Médio amplia a desigualdades entre estudantes ricos e pobres - uma escola para quem está destinado a mandar, outra para quem está condenado a obedecer. Para quase todas as escolas públicas, é impossível implantar os "itinerários" anunciados.

O governo falha no compromisso com o progresso social.

O Novo Ensino Médio retira da educação o seu caráter de promoção do pensamento crítico e autônomo, transformando-a em mero - e insuficiente - preparadora de mão de obra para o mercado.

O governo falha no compromisso com a república.

O Novo Ensino Médio foi gestado não no MEC, mas em entidades como a Fundação Lemann, sem participação da sociedade. É representativo da captura do Estado por uma lógica empresarial, que serve apenas aos interesses de uma minoria.

O governo falha no compromisso com a democracia.

Imposto por Temer, por meio de Medida Provisória, o Novo Ensino Médio carece de legitimidade democrática. Ao recusar o diálogo com os educadores e estudantes que pedem a revogação, o ministro Camilo Santana reforça seu caráter autoritário.

O governo falha no compromisso com sua base social.

Quem deseja revogar o Novo Ensino Médio, isto é, aqueles com quem o MEC se recusa a conversar, são estudantes e educadores, democratas que estiveram na resistência ao golpe de 2016 e ao bolsonarismo, defensores de primeira hora da candidatura de Lula.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS