Pensar Piauí

Em Algo Longá, Belauto Bigode tem 49% das intenções de voto, aponta pesquisa

Candidato do PT à prefeitura tem ainda a metade da rejeição do atual prefeito do município

Foto: DivulgaçãoBigode está na frente das pesquisas
Bigode está na frente das pesquisas

Belauto Bigode, do PT, candidato a prefeito do município de Algo Longá, tem praticamente a metade das intenções de votos dos eleitores da cidade, como aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 22, pelo Instituto Estimativa.

Na pesquisa estimulada, ele aparece com 49,33% da preferência dos alto-longaenses para ser o próximo gestor da cidade. Em segundo lugar vem o prefeito Henrique César (PSD), candidato à reeleição, com 38%. Os que não sabem e nem opinam somam 9,67%, e os que afirmam que não escolheriam nenhum dos nomes, anulariam o voto ou votariam em branco, 3%.

Foto: ReproduçãoBigode lidera a pesquisa
Bigode lidera a pesquisa

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados indicam o nome que vem na sua mente, Belauto Bigode também está na frente com 46,67%. Em segundo vem Henrique César com 36,67%. Não sabe/não opina são 14,67% e nulo ou branco são 2%.

Quando questionados em quem não votariam, que mostra a rejeição a um candidato, o primeiro lugar fica com Henrique César com 43,67% dos votos. Com quase a metade do percentual está Belauto Bigode com 23,67%. Não sabe são 29,33% e nulo ou branco são 3,33%.

A pesquisa também mostra que 80,33% não mudariam de candidato.

O Estimativa também quis saber se o eleitor vota em um candidato apoiado pelo governador Wellington Dias (PT) ou pelo senador Ciro Nogueira (PP). O petista ganhou em disparada, considerando que 45,67% dos entrevistados afirmaram que votam num candidato apoiado pelo governador. O senador vem atrás, com 38% dos eleitores afirmando que votam em candidato apoiado pelo progressista. A aprovação do governador Wellington na cidade chega a 69,33%.

A pesquisa, realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, ouviu 300 eleitores a partir dos 16 anos, e foi registrada na Justiça Eleitoral no dia 16 de outubro, sob o número PI 09326/2020.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS