Pensar Piauí

Em Água Branca, Justiça indefere candidatura do Zito

Ex-prefeito era candidato, mas teve as contas reprovadas na aplicação de recursos do Fundeb, em 2011

Foto: Reprodução FacebookZito, ex-prefeito de Água Branca
Zito, ex-prefeito de Água Branca

Com informações do site Cidade Verde

O ex-prefeito de Água Branca, João Luiz Lopes de Sousa, o Zito (Republicanos), teve o pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral – 052ª Zona Eleitoral de Água Branca. A sentença foi proferida pelo juiz eleitoral José Eduardo Couto de Oliveira nesta segunda-feira (26) – último dia para a Justiça Eleitoral dar os pareceres sobre registros de candidaturas.

O pedido de impugnação do registro de candidatura de Zito foi protocolado pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Água Branca, argumentando que Zito teve as contas de sua última gestão como prefeito reprovadas por irregularidades na aplicação de recursos do FUNDEB, referentes ao exercício de 2011.

As contas de Zito foram reprovadas em julgamento, com trânsito em julgado, pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), e confirmada pela Câmara de Vereadores de Água Branca. Zito, portanto, foi condenado por ato doloso de improbidade administrativa e, de acordo com a Lei da Ficha Limpa (64/1990), tornou-se inelegível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS