Pensar Piauí

Eleição para reitoria da UFPI: chapas se definem!

Duas mulheres encabeçam as chapas já organizadas

Foto: ReproduçãoUFPI
UFPI

A consulta pública para formação da lista tríplice que faz parte do processo de escolha para reitor da Universidade Federal do Piauí, será realizada dia 24 de abril e as movimentações no espaço acadêmico estão sendo intensificadas. Pela oposição, Nadir Nogueira e Edmilson Miranda vão compor a chapa que reúne o grupo político que venceu as últimas eleições.
Nadir Nogueira é doutora em Nutrição e já ocupou diversos cargos na gestão superior da instituição, como pró-reitora da Assistência Social e vice-reitora por dois mandatos. Edmilson Miranda é pós-doutor em química e é o atual diretor do Centro de Ciências da Natureza.
O atual reitor Gildásio Guedes ainda não decidiu se vai concorrer à reeleição, mas se movimenta para formar uma chapa competitiva. A professora Livia Nery, que hoje coordena o núcleo de Educação à Distância é o outro nome já confirmado no processo eleitoral.

Até sexta-feira, Nery era a candidata da situação. Ela procurou Gildásio Guedes, rompeu relações e lancou chapa. 
As eleições na UFPI não são diretas. No processo de consulta pública, o voto de estudantes, servidores e professores agora tem o mesmo peso. Além disso, o resultado precisa ser homologado pelo Conselho Universitário, responsável por encaminhar o resultado para o Ministério da Educação. No final das contas, a escolha oficial compete ao governo federal, mas a expectativa é que o atual governo Lula cumpra a tradição de escolher o vencedor na consulta acadêmica.

Com informações de ODia 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS