Pensar Piauí

Educação de tempo integral: FHC e Brizola em debate

Hoje o debate é sobre a ausência de qualidades intelectuais e morais do Ministro da Educação

Foto: Acervo O GloboDebate entre presidenciáveis
Debate entre presidenciáveis

O Brasil está muito atrasado em termos de Educação. Vivemos um tempo em que não se debate mais modelos educacionais e, sim, a ausência de qualidades intelectuais e morais do Ministro da Educação. 

Mas nem sempre foi assim. Corria o ano de 1994 e o Brasil ia se submeter à segunda eleição direta para presidente depois do "processo de redemocratização". A eleição foi realizada em 3 de outubro e vencida pelo tucano Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP). A disputa pela presidência contou com nove candidatos, dentre os quais destaco Lula, que foi o segundo mais votado mas não chegou a ir nem ao segundo turno e Leonel Brizola. No transcorrer da disputa as televisões promoviam debates eleitorais com a presença dos candidatos. 

O pensarpiaui traz hoje um pequeno trecho de um desses debates. Fernando Henrique Cardoso aborda Brizola sobre questões de educação. FHC fala das escolas de tempo integral idealizadas por Brizola e diz que elas tem alto custo. Leonel Brizola responde. Vejam a concepção deste dois presidenciáveis de 1994. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS