Pensar Piauí

Educação de Castelo recebe Selo de Qualidade

O município fez parte de uma pesquisa nacional que mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental

Foto: Prefeitura de Castelo do PiauíA reunião da premiação foi virtual com os participantes respeitando o distanciamento exigido
A reunião da premiação foi virtual com os participantes respeitando o distanciamento exigido

Por Aline Raquel, jornalista 

A solenidade foi realizada na quinta-feira (25), com evento online (ao vivo, pelo YouTube), para a premiação das redes de ensino. O município recebeu mais um prêmio pela qualidade da educação pública da sua rede municipal. O reconhecimento veio do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), que realizaram, em parceria, o estudo “Educação que Faz a Diferença”.

Em uma pesquisa nacional que mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotados, o município de Castelo do Piauí atingiu um excelente resultado. O estudo foi realizado ao longo de 2019, com 65 técnicos de todos os 28 Tribunais de Contas do Brasil com jurisdição na esfera municipal, realizando pesquisas de campo em todos os estados.

Após a conclusão do estudo, as redes identificadas na pesquisa quantitativa foram reconhecidas com selos de qualidade, que variam segundo os critérios educacionais atingidos. As Redes Municipais foram premiadas com três opções de selos: Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual.

O selo representa o reconhecimento do trabalho realizado pela administração municipal e os profissionais de ensino e, foi entregue aos municípios brasileiros que se destacaram na área educacional. No Piauí, apenas Castelo do Piauí e Oeiras alcançaram bons resultados na pesquisa.

Estiveram presentes o prefeito Magno Soares, vice-prefeito Daniel Machado, a Secretária Municipal de Educação, Idala Moreira, a Coordenadora Pedagógica da SEMED, Chaguinha Monte, gestores escolares, superintendentes, e o Presidente da Câmara Municipal, vereador Jadeilson Pereira. 

Visita do TCE em Castelo do Piauí 

O TCE-PI escolheu a educação de Castelo do Piauí para pesquisar exemplos de boas práticas. Os técnicos visitaram a Secretaria Municipal de Educação, a Unidade Escolar Waldemar Salles e a Unidade Escolar Hilda Cardoso Vieira em setembro de 2019. Na oportunidade, declararam que iam propagar a metodologia de trabalho da educação municipal de Castelo do Piauí e que ficaram altamente satisfeitos com o que encontraram na visita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS