Pensar Piauí

É verdade que a Airfryer pode causar câncer?

Especialista aponta que limite da temperatura do aparelho pode ser um dos segredos para garantir uma alimentação mais saudável

Foto: CNNAirfryer
Airfryer

CNN - As airfryers chegaram no mercado com a promessa de trazer uma alimentação mais saudável já que excluiriam a fritura a óleo do dia a dia das pessoas. Mas será que ela realmente é mais saudável assim?

À CNN Portugal, a especialista Daniela Duarte tirou algumas dúvidas do aparelho que é uma febre nas cozinhas ao redor do mundo. A nutricionista indica que, usando com moderação, a airfryer é sim uma opção mais saudável nos dias de hoje.

Segundo Daniela, se o alimento vem para o prato sem a imersão na gordura da fritura tradicional, ele automaticamente é um alimento mais saudável.

“Isso torna o valor energético total da refeição menor, ou seja, com menos calorias. Não há motivos para parar de usar, até porque não podemos esquecer que é um equipamento que veio trazer muita praticidade na cozinha”, explica.

É verdade que a Airfryer pode causar câncer?

A especialista também tirou dúvidas sobre esse assunto e a resposta é: não.

Segundo algumas pesquisas, a airfryer poderia soltar, eventualmente, uma substância considerada cancerígena. Entretanto, a substância não está no aparelho, e sim nos alimentos e na alta temperatura da preparação. Sendo assim, a “culpa” fica por conta da temperatura e não da airfryer por si só.

“A acrilamida é uma substância presente nos alimentos ricos em amido, açúcares e aminoácidos quando preparados em temperaturas acima de 120ºC, lembrando que acima dos 180ºC desenvolvem-se outros compostos prejudiciais para a saúde”, explicou ela.

O problema pode acontecer em fornos elétricos, tostadeiras, frigideiras, e por aí vai. Então, segundo a nutricionista, o truque é saber como usar: evitar comer os alimentos torrados, evitar a preparação de comidas pré-fritas ou pré-cozinhadas, realizar a limpeza do aparelho com frequência, e evitar utilizar a temperatura acima dos 175ºC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS