Pensar Piauí

Doria eliminado: PSDB e MDB escolhem Simone Tebet para terceira via

Pesquisa interna da terceira via mostra que Tebet deve evitar críticas a Lula e Bolsonaro; nome da parlamentar deve ser referendado na terça-feira

Foto: DivulgaçãoSegadora Simone Tebet (MDB-MS)
Segadora Simone Tebet (MDB-MS)

Forum - Em reunião a portas fechadas, os presidentes do PSDB, MDB e Cidadania chegaram à conclusão na quarta-feira (18) que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é mais viável eleitoralmente do que o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). 

A decisão foi baseada na análise de uma pesquisa feita pelo Instituto Guimarães, porém, sem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento foi feito com mais de 2.000 entrevistados, no último fim de semana. Segundo interlocutores que participaram da reunião e tiveram acesso aos dados, Doria apareceu com uma rejeição acima de 50%, enquanto o índice de Simone ficou na casa dos 20%.

Agora, os três dirigentes - Bruno Araújo (PSDB), Baleia Rossi (MDB) e Roberto Freire (Cidadania) -  combinaram entre si que vão levar agora o nome da parlamentar para ser referendado pela Executiva dos três partidos na próxima terça-feira.

Apesar de Doria estar à frente nas intenções de voto, a leitura que imperou entre os dirigentes é que Simone teria mais espaço para crescer assim que se tornassem mais conhecida no país. 

No encontro, que foi realizado na sede do Cidadania, em Brasília, o professor Paulo Guimarães, do instituto que leva o seu nome, ainda apresentou uma leitura de que o pleito deste ano será a "eleição das mulheres". E que a figura materna e menos afeita a conflitos de Tebet contaria a favor dela numa disputa polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) - os dois lideram as pesquisas eleitorais até agora.

Na saída do encontro, Araújo, Baleia e Freire não quiseram anunciar oficialmente a opção por Tebet, restringindo-se a dizer que consultariam antes a Executiva de cada partido para decidir o postulante de consenso.

A ordem é não criticar

As pesquisas encomendadas por PSDB e MDB também mostraram que não é negócio atacar Lula (PT) e Bolsonaro (PL). O levantamento mostrou que a população quer saber o que o candidato vai fazer para resolver a vida na prática. Por isso, Simone Tebet (MDB) foi aconselhada a reduzir as críticas a Bolsonaro e focar em se apresentar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS