Pensar Piauí

Divulgado resultado do primeiro vestibular da UAPI

Divulgado resultado do primeiro vestibular da UAPI

O resultado do primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) foi divulgado na manhã desta quarta-feira (30), pelo reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Foram oferecidas três mil vagas para o curso de Bacharelado em Administração.
Mais de 9 mil candidatos concorreram as três mil vagas disponibilizadas para 60 municípios em todas as regiões do estado. O curso será ministrado pela UESPI, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).
Na solenidade de lançamento, estavam presentes representantes do Governo do Estado, da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), da Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (FAPEPI), membros da coordenadoria de Educação por Meio de Mediação Tecnológica e membros da administração superior da UESPI, que são parceiros no programa.
O representante do governo do estado na solenidade, Mario Ângelo de Meneses Sousa, destacou que o governo não tem medido esforços para viabilizar o programa da UAPI. "Teremos mais uma segunda etapa do programa que vai abranger mais 120 municípios, com um edital previsto para novembro deste ano" afirmou Mario.
A UAPI é um programa de ampliação do Ensino Superior custeado pelo governo do Estado com parcerias da UESPI, Secretaria de estado da Educação (Seduc), Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapepi) e Coordenação de Educação por Meio de Mediação Tecnológica.
Para o reitor Nouga Cardoso, a UAPI vai levar desenvolvimento para muitas localidades do Piauí, que até então não tinham a oportunidade de ingressar no ensino superior. "Através desse programa a UESPI consegue atingir mais piauienses. Isso contribuirá com a qualidade de vida, com a geração de emprego e renda, para que o Piauí possa crescer. Pra nós é um momento de muita alegria", declarou.
O curso é na modalidade semipresencial e tem toda uma plataforma elaborada pela UESPI. Com sistema novo, genuinamente piauiense, e bancado pelo governo do estado. As vagas ofertadas nesse momento fazem parte da primeira fase de implantação do projeto.
De acordo com o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, o projeto do vestibular UAPI faz parte do programa de governo que é de levar educação superior para todos os municípios do Piauí. "A grande meta do governador Wellington Dias e da secretária de Educação Rejane Dias é que tenhamos um ciclo completo de educação em todos os municípios do estado, universalizando a oferta de ensino superior, assim como também em outras localidades já está sendo feita a universalização do ensino técnico. Isso faz parte de um grande projeto de governo que tem como premissa básica o desenvolvimento do Piauí no fomento da educação", afirma Gera.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS