Pensar Piauí

Dia triste para o PT

Dois parlamentares do partido tiveram atitudes extremante decadentes

Foto: ReproduçãoPetistas Rogério Carvalho e Ronivaldo Maia
Petistas Rogério Carvalho e Ronivaldo Maia

O Partido dos Trabalhores vivenciou nesta segunda (29) e terça (30), situações difíceis com dois parlamentares, um senador e um vereador. Em Brasília, Rogério Carvalho votou a favor do Orçamento Secreto, em Fortaleza, Ronivaldo Maia cometeu uma tentativa de feminicídio. 

Ontem o Congresso Nacional decidiu manter secreto o "Orçamento Secreto". Na Câmara dos Deputados, a votação foi 268 sim, 31 não. No Senado, a votação foi 34 sim, 32 não. 

No Senado, a bancada do PT decidiu votar não. Na Câmara, a bancada do PT decidiu pela obstrução.

Acontece que havia na bancada do PT um setor decidido a votar "sim". Contrariando a posição da bancada do PT no Senado, o senador Rogério Carvalho votou a favor do orçamento secreto.

Detalhe: se ele tivesse votado "não", a coisa teria terminado empatada: 33 a 33; caberia talvez ao presidente da Casa desempatar.

O voto do senador Rogério Carvalho provavelmente salvou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, desta situação, nada agradável para um - dizem - pré-candidato à presidência da República.

O voto do senador teve uma repercussão bastante negativa.

Já em Fortaleza, nessa segunda (29), o vereador Ronivaldo Maia foi preso por atropelar uma mulher de 36 anos, constituindo o crime de tentativa de feminicídio.

Testemunhas relataram à Polícia Militar do Ceará que os dois discutiam dentro de um carro quando a vítima saiu do automóvel e o vereador petista passou por cima.

A Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a mulher foi socorrida pelos parentes e levada para um hospital as pressas com hematomas e escoriações.

Já Ronivaldo foi preso pela PM em um posto de gasolina no bairro Conjunto Ceará, Zona Oeste de Fortaleza. Ele foi levado para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Voto de senador no orçamento secreto é grave e contraria o PT

O PT Nacional emitiu uma nota sobre o assunto. Veja a íntegra:

O voto do senador Rogério Carvalho a favor da Resolução do Congresso sobre o Orçamento Secreto contrariou a orientação da bancada do PT no Senado, além das posições conhecidas da direção partidária.

O PT defende a transparência, a publicidade e a responsabilidade com o país na destinação de emendas orçamentárias, na mesma linha do que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal, não cabendo ao relator do Orçamento dispor de recursos bilionários para distribuir aos parlamentares.

Denunciamos e combatemos o orçamento secreto pelos danos que causa ao país e ao equilíbrio democrático, em sintonia com o sentimento da sociedade. A Resolução aprovada ontem volta-se contra esses princípios constitucionais.

O voto isolado do senador é um fato grave, que não se justifica diante das manifestas posições do partido sobre questão fundamental para o país.

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

Brasília, 30 de novembro de 2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS