Pensar Piauí

Dia do Padre

Em alusão a data, o Pensar Piauí entrevista em breve o Padre Júlio Lancellotti

Foto: UNIFESPPadre Júlio Lancellotti
Padre Júlio Lancellotti

Neste 4 de agosto é comemorado o Dia do Padre. Em alusão a data, o Pensar Piauí entrevista, com exclusividade, em breve, Padre Júlio Lancellotti.

Monsenhor Júlio Renato Lancellotti é um pedagogo e presbítero católico brasileiro, monsenhor e pároco da Igreja São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Além da paróquia, o monsenhor também é responsável pelas missas realizadas na capela da Universidade São Judas Tadeu, situada no mesmo bairro.

Na semana passada, o padre nascido em 1948 no bairro do Belém, em São Paulo, completou 35 anos de ordenação. Em sua trajetória, dedicou-se principalmente a apoiar os mais vulneráveis. O sacerdote já realizou trabalhos com jovens encarcerados, portadores de HIV, população LGBTQI+. E já foi alvo de duras críticas também, justamente por estar ao lado de quem está.

Por causa de sua abordagem, Júlio Lancellotti já foi chamado de ‘padre rebelde’ e acusado de ir contra o bom comportamento no cristianismo. Mas ele aceita o rótulo, e rebate: “O cristianismo por natureza é conflitivo. Jesus não foi pregado na cruz por falta de opção, mas porque gerou conflito. Se nesse mundo excludente você não tiver uma dose de rebeldia, é porque se adaptou a esse modelo”, enfatiza o sacerdote.

Todos os dias, bem cedo, uma mesa de café da manhã é posta no pátio da pequena Igreja São Miguel Arcanjo, na Mooca, zona leste de São Paulo. À frente dela, padre Júlio Lancellotti recepciona quem tem fome, com a ajuda de voluntárias que trabalham na secretaria da paróquia. 

Desde o início da pandemia, Lancellotti, que faz parte do grupo de risco do coronavírus, realiza mutirões de solidariedade com doação de café da manhã, roupas e kits de higiene para pessoas em situação de rua na capital paulista. Hoje, cerca de 500 homens e mulheres vão todos os dias a sua paróquia se alimentar e receber kits de higienização e máscaras. 

Referência nacional na defesa dos direitos humanos, padre Júlio Lancellotti dedica-se dando assistência à população marginalizada. Polêmico para uns, mártir para outros, sempre denuncia abusos e omissões do poder público, preenchendo manchetes de jornais. “Estou do lado que Jesus queria que eu estivesse”, diz o padre.

Em homenagem a todos os sacerdotes, o pensarpiauí deixa uma mensagem de Dom Eurico, Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG).

Foto: Canção Novaxx

Por Dom Eurico dos Santos Veloso
 

“De fato todo sumo sacerdote é tomado do meio do povo e representa o povo nas suas relações com Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Ele saber ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo esta cercado de fraquezas.” (Hebreus 5,1-2)

         Iniciamos este mês de agosto instituído desde 1981, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como o mês Vocacional, onde é dedicado todos os dias deste mês à oração, reflexão e ações das comunidades direcionado aos temas vocacionais.

         Nesta primeira semana, dedicamos nossas orações para a Vocação do Ministério Ordenado: diáconos, padres e bispos. Com a Páscoa Dominical, do primeiro domingo de Agosto, sendo o ápice para a dedicação para o Ministério Ordenado e, também, no dia 04 de agosto que comemora-se a memória de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos e exemplo de vida sacerdotal.

         As nossas orações aos nossos queridos sacerdotes é a certeza da continuação permanente do Cristo no meio de nós, afinal, “o Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo” (São João Maria Vianney). Além disto, o Padre é o único que, através das suas mãos ungidas, é capaz de transubstanciar o pão e o vinho, no próprio Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo; “carrega consigo a autoridade de Jesus para conceder o perdão aos pecadores arrependidos, transformando o seu coração na própria Porta Santa que acolhe a todos, sem exceção” (Padre José Luis Queimado, C.Ss.R.).

         “Ao celebrarmos o dia do Padre, queremos pedir ao Senhor que ilumine a todos os padres do mundo inteiro, pois, a nossa missão é em primeiro lugar: ser portador do Cristo e assim levar Cristo para todos as pessoas” (SER Cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist).

         Rezemos por todos os presbíteros! Neste dia eu irei rezar por todos os padres que eu ordenei e que tanto bem fazem na Igreja. Que todos os fiéis nunca se esqueçam de rezar pelos padres de sua Paróquia e que passaram por sua vida. E, porventura, se o padre que o batizou, assistiu o seu casamento ou receberam benefícios espirituais reze por ele ou por eles. E se já estiverem no céu rezem pelo seu eterno descanso. Nunca esqueçamos dos padres falecidos que passaram por nossas vidas! Deus abençoe a todos os sacerdotes!

São João Maria Vianney, rogai por nós!

Saudações em Cristo!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS