Pensar Piauí

Defesa dos direitos humanos e das mulheres: umas das propostas de Beel Silva para Picos

A pré-candidata tem um projeto novo, jovem e que priorize defesas de políticas públicas para mulheres, juventude e população LGBTQIA+

Foto: Arquivo pessoalBeel da Silva, pré-candidata a vereadora em Picos pelo PT
Beel da Silva, pré-candidata a vereadora em Picos pelo PT

Beel da Silva é pré-candidata a vereadora em Picos pelo Partido dosTrabalhadores (PT).

É pré-candidata pela primeira vez e se coloca a disposição da população picoense com um projeto novo, jovem e que priorize defesas de políticas públicas para mulheres, juventude e população LGBTQIA+.

Beel, está dirigente estadual e nacional desde 2016 do movimento popular de juventude, Levante Popular da Juventude. Também é diretora da Associação de Moradores do Bairro Junco, um dos maiores bairros do município de Picos.

Foi eleita e ocupa a 1ª secretaria do Conselho Municipal da Mulher e é fundadora e integrante do coletivo de mulheres, Coletivo GracIones, nome que faz alusão a duas mulheres assassinadas em Picos e na região, Gracione e Iones.

A construção da sua pré-candidatura se dá através de discussões com movimentos populares, na busca de espaço na Câmara Municipal de um município tão importante para o estado do Piauí, para fazer a representação ativa em defesa dos direitos do povo picoense e que combata os retrocessos e opressões.

"É preciso construir uma cidade que discuta e combata efetivamente à violência contra as mulheres, através de políticas públicas. É preciso construir uma Picos que priorize a sua juventude como parte fundamental da sociedade, através de políticas de incentivo à cultura, lazer, esporte, inserção no mercado de trabalho e demais segmentos. Estou disposta também a discutir e defender direittos humanos da população LGBTQIA+, através de projetos e propostas que incluam essas pessoas no mercado de trabalho formal e que as incluam efetivamente nas políticas de saúde pública. Luto para construir projeto para a efetivação das leis existentes no município que defendam e protejam os animais em situação de rua, através de políticas de castração gratuita e construção de espaços para cuidado e proteção deles. Só é possível ter uma sociedade de fato justa e igualitária defendendo e garantindo os direitos de todos e todas", destaca a pré-candidata. 

Veja também: “O Brasil deve se organizar em torno do voto popular” – Franklin Martins

Trajetória

Iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista, a qual perdurou e perdura no meio universitário.

É graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Atualmente, faz especialização no Ensino de Ciências da Natureza, ambos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Durante a graduação ocupou cargos importantes como: diretora do Diretório Central dos Estudantes, diretora por dois mandatos do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas, foi eleita representante estudantil do Conselho de Campus e da Comissão Permanente de Avaliação do Campus da UFPI de Picos.

Como voluntária, paticipou de projetos como a Liga Acadêmica de Oncologia e o Projeto Direitos Humanos em Pauta, os quais continua contribuindo voluntariamente como profissional.

Atualmente, trabalha como laboratorista e analista de qualidade em uma importante empresa de alimentos com sede no município de Picos.

Integra o Comitê de Solidariedade do Vale do Guaribas, o qual junto de diversos movimentos sociais e sindicais realizam, desde o início da pandemia, ações de solidariedade em comunidades em situação de vulnerabilidade social em Picos, onde já arrecadaram mais de 5 toneladas de alimentos oriundos da agricultura camponesa.

Foto: Arquivo pessoalEm Brasília, representando o Campus de Picos no Congresso Nacional dos/as Estudantes em 2019
Em Brasília, representando o Campus de Picos da UFPI no Congresso Nacional dos Estudantes - CONUNE, em 2019.

Foto: Arquivo pessoalCom Lula, durante a Caravana Lula pelo Nordeste
Com Lula, durante a Caravana Lula pelo Nordeste

ÚLTIMAS NOTÍCIAS