Pensar Piauí

Defender e dar espaço a juventude negra, uma das bandeiras de Maria Antônia

A pré-candidata faz parte da candidatura coletiva "Marias na Política", do PSOL-PI

Foto: PSOL-PIMaria Antônia (PSOL), pré-candidata a vereadora de Teresina
Maria Antônia (PSOL), pré-candidata a vereadora de Teresina

Maria Antônia é pré-candidata na candidatura coletiva com as Marias para disputar a Câmara Municipal de Teresina em 2020, pelo PSOL.

A pré-candidata está nessa candidatura coletiva para dar voz a tantas outras histórias semelhantes à dela, na intenção de dar mais um passo na construção de uma nova sociedade.

Atualmente, é estudante cotista de Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Piauí, jovem negra e bissexual. Nascida em Teresina, reside na comunidade Vila da Paz. Oriunda de escola pública desde cedo fui encorajada a estudar na perspectiva de garantir um futuro melhor.

"Acredito que potência seja a palavra que define essa candidatura. A juventude negra está entre as maiores taxas de desemprego ou nos piores postos de trabalho, para nós conseguirmos entrar e permanecer na Universidade é um sonho, muitas vezes distante, foram inúmeros os amigos que eu vi que tiveram que desistir desse sonho pois não tinham condições de permanecer nesse espaço, inúmeros também foram os que não conseguiram sequer entrar. Por isso estou nessa construção, por que não vamos mais aceitar! Nós estamos na base dessa pirâmide social resistindo diariamente a ausência de direitos. Está no hora de ocuparmos esses espaços falarmos por nós mesmos!”, diz Maria Antônia.

Histórico

Maria é fruto de uma família que sempre teve que lutar para enfrentar a pobreza e a desigualdade social, seja na luta por moradia numa associação de moradores ou na luta por transporte público de qualidade. Desde criança aprendeu que só através da luta podemos transformar nossas vidas.

Entrou na Universidade e lá teve um contato direto com o Movimento Estudantil. Nesse período, teve a oportunidade de construir espaços de luta, como o Diretório Central dos Estudantes da UESPI e se engajar em grandes processos de mobilização pela educação.

A pré-candidata também faz parte do movimento O RUA- Juventude Anticapitalista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS