Pensar Piauí

Cunha volta a Brasília e quer disputar a Câmara por São Paulo

O ex-deputado e a filha vão se amparar eleitoralmente no discurso anti-PT

Foto: Agência CâmaraEduardo Cunha
Eduardo Cunha

msn - Eduardo Cunha vai se candidatar a deputado federal por São Paulo ano que vem, e trabalha forte no Estado do Rio de Janeiro para eleger a filha, Daniele, também a federal. “Tenho quatro filhos morando lá, tenho quatro endereços na capital”, diz, com ponta de sorriso.

Cunha segue no MDB, continua morando no Rio de Janeiro, mas visita Brasília focado na sua defesa no processo da Operação Lava Jato, que o levou para a cadeia por mais de quatro anos. Conseguiu liberdade recente, e agora visita semanalmente dois advogados na capital federal. Assim como outros alvos da Lava Jato, acredita que seu processo vai cair em breve no limbo do Judiciário.

O ex-todo-poderoso mantém reuniões com aliados também, no hotel ou fora dali, mas nunca na Câmara. Um séquito fiel, aliás, tem o visitado para cafés e almoços. Pivô do início da derrocada de Dilma Rousseff, ao dar a canetada para o impeachment, Cunha tem a fama de ter sua própria “bancada” desde quando manda-chuva no Congresso Nacional. Eram uns 200. Hoje, mesmo em baixa, são uns 100, dizem amigos.

O ex-deputado e a filha vão se amparar eleitoralmente no discurso anti-PT. E tem articulado no interior do Rio – outro destino seu mensal – para abrir palanques para a filha. Ela tentou se eleger em 2018, sem sucesso.

Ele fez duas viagens de carro do Rio para Brasília, há poucos meses, para evitar avião (“tenho medo de Covid em avião): “Por onde passo de carro e paro, me reconhecem, pedem fotos, selfie, autógrafos. E todos falam para não deixar o PT voltar!”, crava.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS