Pensar Piauí

Covid: testes rápidos acabam e FMS fecha centros de testagem por tempo indeterminado

A informação é do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.comDr. Gilberto Albuquerque
Dr. Gilberto Albuquerque

 

 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde Teresina (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que os testes rápidos para detectar a Covid-19 acabaram na capital. Segundo o gestor, há apenas dois mil testes do tipo swab, que serão usados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de atendimento exclusivo para síndromes gripais e nos hospitais de referência. Os cinco centros de testagem Covid serão fechados por tempo indeterminado.

"Nós usamos, em média, 1.600 a 2 mil testes por dia e os testes [rápidos] que nós ainda temos em reserva não dá para reabrir os centros de testagem, porque são para as UBS e hospitais especificas para Covid", explicou o presidente da FMS.

Segundo Gilberto, esse número só daria para atender a população nos dois primeiros dias da próxima semana. O gestor afirmou ainda que essa escassez também afeta as redes de farmácias. 

“Nós tivemos quatro redes de farmácias, dentre elas, já estavam com escassez de testes, o agendamento já estava para quatro dias. Eles têm uma rapidez maior na aquisição e tem uma mobilidade maior que o poder público não tem e eles podem adquirir de forma mais rápida do que a gente do serviço público, que precisa passar por licitação. Apesar deles [rede privada] terem facilidade de comprar, o que está em falta é a matéria prima", destacou.

"A notícia que a gente teve hoje através do Conselho Nacional de Secretários Municipais (Conasems) e dos órgãos de união de secretarias é que não tem mais nas grandes cidades e eu até achei que nós fôssemos demorar um pouco mais para sofrer isso, mas agora com essa globalização essa situação se espalha muito rápido”, completou Gilberto. 

Vacinação de crianças 

Sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, Gilberto Albuquerque disse que caso as doses cheguem à rede municipal ainda neste sábado (15), o agendamento será aberto ainda no fim de semana. “Se a gente receber, a gente abre o agendamento já para a aplicação na segunda-feira (17)”, disse. 

O Piauí recebeu, na tarde desta sexta-feira (14), as primeiras doses pediátricas da Pfizer/Comirnaty. Após o desembarque, os imunizantes foram encaminhados para a rede de frios da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e de lá serão distribuídos para os municípios, incluindo a capital.

Com informações da FMS e G1 PI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS