Pensar Piauí

Covid: especialista dá uma semana para sistema de saúde entrar novamente em colapso

Ludhmila Hajjar se tornou uma das médicas mais experientes na covid-19 e chegou a publicar 31 artigos científicos em revistas internacionais

Foto: ReproduçãoLudhmila Hajjar contou detalhes sobre a reunião com Bolsonaro
Ludhmila Hajjar 

Ludhmila Hajjar, medica intensivista e cardiologista que quase se tornou Ministra da Saúde do governo de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que com a transmissão da variante Ômicron muito alta “em uma semana os sistemas de saúde deverão entrar em colapso no Brasil”.

Explicou que a CoronaVac foi muito importante no início, para a inexistência de novas variantes, mas não funcionou com a variante ômicron:

“O número de infecções aumentará mais ainda nos ambulatórios e provavelmente faltarão mais profissionais da saúde no combate. A maioria dos médicos e enfermeiros foi imunizada com duas doses da CoronaVac e reforço da Pfizer. A CoronaVac foi importantíssima no início, frente a inexistência de outras. Mas ela não protege como as outras em relação a novas variantes”, disse ela ao Globo.

A especialista explicou também que todos vão pegar o vírus, mas que será de uma maneira mais leve:

"Muitos de nós seremos infectados. De uma forma mais branda em relação ao que se viu há um ano, quando não havia imunizantes no Brasil. Mesmo assim, seremos afastados. Só na minha área do Hospital das Clínicas, de São Paulo, por exemplo, temos 56 profissionais afastados”, relatou.

Uma das médicas mais experientes em Covid-19

Ludhmila se tornou uma das médicas mais experientes na covid-19, e chegou a publicar 31 artigos científicos em revistas internacionais sobre a doença. Já atendeu casos de covid de todos os graus, dos mais fracos, aos graves.

É professora de Cardiologia no Hospital das Clinicas em São Paulo e médica da Rede D´OR.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS