Pensar Piauí

Covid-19 manifesta-se de sete formas diferentes

Uma pesquisa concluiu que o novo coronavírus deixa mudanças significativas no sistema imunitário mesmo 10 semanas após a infeção

Foto: Luiz Carrera (fotos públicas)Teste da covid-19
Teste da covid-19

Um estudo realizado por cientistas da Áustria concluiu que existem sete "formas de doença" na Covid-19 leve, e que o novo coronavírus deixa mudanças significativas no sistema imunitário mesmo 10 semanas após a infeção. Estas descobertas podem ajudar no tratamento de pacientes e desenvolvimento de uma vacina.

A pesquisa envolveu 109 pacientes recuperados da Covid-19 e 98 indivíduos saudáveis no grupo controlo e detectou os seguintes sintomas relacionados à doença:

Sintomas semelhantes aos da gripe (como febre, calafrios, fadiga e tosse);

Sintomas parecidos com a constipação comum (como rinite, espirros, garganta seca e congestão nasal);

Dores articulares e musculares;

Inflamação ocular e da mucosa;

Problemas pulmonares (pneumonia e falta de ar);

Distúrbios gastrointestinais (incluindo diarreia, náuseas e dor de cabeça);

Perda do olfato e paladar.

De acordo com o imunologista Winfried F. Pickl, líder do estudo, os sintomas relacionados à perda de olfato e do paladar afetam predominantemente indivíduos com um sistema imunitário jovem.

A partir desta descoberta, os cientistas chegaram à conclusão de que o novo coronavírus muda significativamente o sangue das pessoas infectadas, agindo como uma impressão digital, mesmo semanas após a contaminação. É o caso do número de granulócitos - células de defesa presentes no sangue - que em pessoas com a Covid-19 é significativamente menor do que o normal.

“As nossas descobertas contribuem para um melhor entendimento da doença e podem ajudar no desenvolvimento de potenciais vacinas, já que agora temos acesso a biomarcadores promissores e podemos realizar uma monitorização ainda melhor”, enfatizam os cientistas.

Segundo o estudo, os sete subtipos são formas menos graves de COVID-19. Os pesquisadores também levantam que a nova infecção deixa sequelas significativas no sistema imunológico, que podem perdurar mais de 10 semanas. O estudo envolveu 109 pacientes recuperados da COVID-19 e 98 indivíduos saudáveis ​​no grupo controle. A pesquisa mostrou que vários sintomas relacionados à COVID-19 ocorreram no grupo dos que já tiveram a doença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS