Pensar Piauí

Covid-19: casos de infecção avançam em 9 capitais e ocupação de UTIs dispara no Brasil

Internações decorrentes da pandemia já estão saturando a rede privada de hospitais e transbordando para o sistema público em nove capitais

Foto: R7O Coronavir sucede outro medicamento russo contra a Covid-19, o Avifavir

 

Nos últimos meses, o Brasil conseguiu manter a curva de estabilidade de novos infectados pela Covid-19, mas especialistas em saúde alertam que nove Estados da federação voltaram a registrar aumento preocupante no número de internações decorrentes do vírus, segundo levantamento do sistema InfoGripe publicado em reportagem do Globo.

De acordo com o levantamento, uma forte tendência (superior a 95%) de avanço da pandemia foi detectada em Florianópolis, em João Pessoa e Maceió. Houve uma probabilidade moderada de crescimento (maior que 75%) da Covid-19 em Belém, Fortaleza, Macapá, Natal, Salvador e São Luís.

Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, explica na reportagem que “o Brasil voltou cedo demais à normalidade", em referência à flexibilização do isolamento social. "Por isso, nossa segunda onda pode ser mais grave do que a vista na Europa. Lá, o número de casos foi bastante reduzido até a pandemia atingir novamente a população. Aqui, nunca chegamos a um índice confortável, estacionamos em um nível alto. Então, se houvesse uma nova leva da doença, ela nos pegaria no meio de uma pista, e não no começo”.

O aumento de novas infecções já reflete nas internações. Na rede municipal de saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 95% nesta quarta-feira (11), com 239 pacientes internados, o maior número desde o início da pandemia, em março.

Na rede privada, o aumento também é preocupante. Segundo informou a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S.Paulo, hospitais privados da capital voltaram a registrar aumento preocupante no número de internações por Covid-19.

O Hospital Sírio-Libanês, que atende à população com alto poder aquisitivo, teve picos de até 120 internações em abril e viu o número cair para 80 em outubro. Agora, subiu outra vez para 120. Do total de doentes, 50 estão em UTI. Já o HCor chegou a internar cem pessoas por Covid-19 nos meses de pico. O número caiu para 18 —e agora voltou a subir, para em torno de 30 pacientes.

A alta das internações em hospitais particulares tem uma razão. O inquérito sorológico feito pela prefeitura de São Paulo já havia ressaltado que os casos de infecção pelo novo coronavírus estavam crescendo nas classes A e B, que ficaram em isolamento durante a quarentena e agora relaxaram as medidas de proteção ao vírus, frequentando restaurantes, participando de grandes reuniões sociais, viagens e até festas com aglomerações. 

NO PIAUÍ 

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), decretou situação de emergência em todo estado do Piauí devido ao aumento dos casos do novo coronavírus e de óbitos pela Covid-19 no estado.

O novo decreto de situação de emergência foi publicado na quarta-feira (11) no Diário Oficial do Estado - DOE.

Desde o dia 20 de março o governador vem anunciando medidas para ajudar conter a pandemia do novo coronavírus. 

Para essa nova decisão, o governador levou em consideração o parecer técnico da Secretaria Estadual da Defesa Civil e também em dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde - Sesapi, que aponta total de com 118.349 confirmados, 55.538 descartados e 2.486 óbitos até o dia 10 de novembro. 

Um trecho do documento da Defesa Civil ressalta a condição que levou ao decreto. "Fica declarada a existência de circunstância anormal, caracterizada como situação de emergência provocada pelo Desastre Natural Classificado e codificado como doenças infecciosas virais, em toda a extensão territorial do Estado do Piauí”, diz o trecho do documento.

Em outro trecho o governo aciona os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS