Corpo de Bombeiros recebe veículo de resgate e novos equipamentos

Os equipamentos são para a modernização dos serviços do Corpo de Bombeiros de Piauí

Foto: CCOMCorpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros do Piauí

O governador Wellington Dias participou, nesta quarta-feira (29), da entrega de novos equipamentos ao Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí. Com um investimento total de mais de $1 milhão, os equipamentos foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual, por meio de emenda do deputado estadual Gessivaldo Isaias; da arrecadação de taxas de análises de projetos e de vistorias pelo Corpo de Bombeiros, do Siafem-Infraero e da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Para o governador, os equipamentos são de suma importância para a corporação. “Os Bombeiros têm essa a missão de trabalhar em combate a incêndios, resgates, atendimento de vítimas de acidentes, ou seja, em várias situações críticas, além do trabalho de fiscalizações em prédios. Por esse motivo excepcional, o Estado tem trabalhado e investido recursos para equipar e modernizar as equipes a fim de dar as condições necessárias para execução, de forma segura, desse serviço. Hoje entregamos diversos equipamentos, além de um veículo muito importante que é a ambulância de resgate que foi entregue e ainda vão chegar mais três, todas adquiridas com a emenda do deputado estadual Gessivaldo Isaias, o qual agradeço muito por essa colaboração”, destacou Wellington.

Entre os equipamentos adquiridos pelo órgão está um veículo de resgate modelo ambulância tipo C, utilizado para operação de resgate e transporte de vítimas; conjunto de roupas de aproximação e combate a incêndio estrutural, que suportam temperaturas até 400 graus Celsius; luvas e botas de combate a incêndio e de salvamento; compressores elétricos para recarga de cilindros, lanternas recarregáveis para capacete tipo F1 e F2, motosserras, equipamentos de proteção respiratória e serras sabre.

Foto: CCOMOs novos equipamentos irão auxiliar os combatentes nas mais diversas situações de risco.
Os novos equipamentos irão auxiliar os bombeiros nas mais diversas situações de risco

Foto: CCOMVeículo de resgate modelo ambulância tipo C, utilizado para operação de resgate e transporte de vítimas
Veículo de resgate modelo ambulância tipo C, utilizado para operação de resgate e transporte de vítimas

O deputado Gessivaldo Isaias falou da importância de destinar recursos à corporação. “Eu coloquei em uma conversa junto ao coronel Carlos Frederico que durante meus quatro anos de mandato todo ano eu colocarei recursos para compra de uma ambulância, pois em uma situação de acidente o bombeiro já pode ir cortando o veículo e se o Samu não chegar o próprio bombeiro já vai iniciando o resgate, uma atitude que pode salvar vidas. Então esse é o meu objetivo com essa emenda”, ressaltou o parlamentar.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico, os novos equipamentos irão auxiliar os combatentes nas mais diversas situações de risco. “Com esses equipamentos, nossos bombeiros poderão ir para as operações devidamente equipados e com o material necessário para o exercício da profissão, com um investimento de quase $1 milhão, esse material é de excelente qualidade que estão entre os modelos mais modernos utilizados por corporações de Corpo de Bombeiros”, ressaltou o comandante.

Foto: CCOMxx

 

Ainda de acordo com Carlos Frederico, a corporação, além de novos equipamentos, está investindo também em novas qualificações. No ano de 2019, foram formados dois mergulhadores profissionais em São Paulo. O curso, segundo o coronel, é um dos mais rigorosos do país.