Pensar Piauí

Conheça Lázaro- o homem que vem aterrorizando Brasília e região

Uma força tarefa de policiais foi organizada numa tentativa de prenderem Lázaro

Foto: DivulgaçãoLázaro Barbosa de Sousa
Lázaro Barbosa de Sousa

Lázaro Barbosa de Sousa de 32 anos, também conhecido como o carrasco de Incra 9, é um criminoso em série conhecido por crimes praticados em junho de 2021, quando assassinou 4 pessoas da mesma família e seguiu em uma onda de assaltos em chácaras por todo Distrito Federal e pelas proximidades de Goiás, até o momento Lázaro continua foragido.

9 de junho de 2021

No dia 9 de junho de 2021, Lázaro invadiu um sítio em Incra 9 na cidade de Ceilândia onde assassinou a sangue frio Cláudio Vidal de 48 anos e seus dois filhos Gustavo Marques Vidal de 21 anos e Carlos Eduardo Marques Vidal de 15 anos. Em sua fuga após o crime, Lázaro levou em sua posse Cleonice Marques de 43 anos esposa e mãe dos outros falecidos como sua refém.

Antes de ser raptada, Cleonice Marques conseguiu avisar seu irmão sobre a situação através de um telefone celular, seu irmão chegou ao local do crime e logo ligou para polícia que iniciou uma força tarefa na esperança de encontrar Cleonice Marques viva.

10 de junho de 2021

No dia 10, Lázaro invadiu outro sítio a 3 km do qual havia praticado o primeiro crime, Lázaro fez de refém a proprietária e o caseiro da chácara durante 3 horas. Durante este tempo, Lázaro obrigou a proprietária a cozinhar para ele enquanto fazia comentários orgulhosos sobre o crime que havia passado na televisão para as vítimas amedrontadas. Lázaro também obrigou as vítimas á beberem e usarem drogas com ele, após o episódio ele fugiu levando celulares, uma jaqueta e 200 reais. Nesta ocasião, Lázaro não matou nem feriu ninguém.

11 de junho de 2021

Lázaro rouba um veículo na cidade de Ceilândia e dirige até a cidade de Cocalzinho em Goiás onde o mesmo com ajuda de um comparsa incendiou o veículo para dificultar seu reconhecimento

12 de junho de 2021

No dia 12 Lázaro invadiu uma chácara e fez um caseiro refém e passou toda tarde bebendo com o mesmo, neste episódio ele não feriu nem roubou o caseiro, apenas obrigou que o mesmo ingerisse bebidas alcoólicas com ele.

No mesmo dia, a inteligência da polícia mapeou o “modus operante” de Lázaro o que levou-os a 2 esconderijos do assassino, onde foram encontrados os restos mortais de Cleonice que havia sido sequestrada no dia 9 de junho.

Durante a noite do dia 12 Lázaro invadiu outra chácara, os civis que estavam no local reagiram e foram baleados, ao total 3 civis foram feridos e dois se encontram em estado grave. Após balear os residentes do sítio, Lázaro fugiu roubando 2 armas do local. Mais tarde no mesmo dia Lázaro incendiou uma casa e trocou tiros com a polícia porem conseguiu fugir do local.

13 de junho de 2021

Lázaro consegue fugir dos policiais, rouba um carro estacionado, e dirige por 30 km até chegar próximo a uma das barreiras montadas pela polícia, assim Lázaro salta do carro e foge a pé para dentro do mato onde continua foragido.

14 de junho de 2021

Ontem, em Edilândia de Goiás ele trocou tiros com um caseiro de chácara, ficou ferido, mas conseguiu fugir novamente.

Antecedentes

Lázaro é conhecido da polícia por diversos crimes, em 2007 Lázaro foi preso na Bahia por um duplo homicídio cometido pelo mesmo, após 10 dias preso, ele fugiu da penitenciaria e mudou-se de estado.

Em 2013 Lázaro foi acusado de estupro e posse ilegal de armas de fogo, no qual passou por um laudo médico que constatou problemas mentais sérios.

Em 2020 Lázaro foi acusado de invadir uma chácara e golpear na cabeça um homem utilizando um machado, o homem sobreviveu e tem sequelas até os dias atuais.

Em maio de 2021 Lázaro invadiu outro sitio onde rendeu e prendeu em um quarto todos os homens da casa, deixou as mulheres nuas e fez com que as mesmas servissem ele. Na ocasião, o abuso sexual cometido por Lázaro restringiu-se a exigência de que as mulheres ficassem nuas.

Durante estudos dos casos passados, a polícia descobriu um laudo do ano de 2013 que retrata Lázaro como impulsivo, ansioso, desequilibrado mentalmente e com preocupações sexuais. Isto deixou claro que Lázaro decide na hora o que fará com as vítimas e seu prazer pode variar com o tempo entre roubar, assassinar e humilhar suas vítimas.

Força-tarefa

Uma força-tarefa montada em conjunto com as policias militar, civil e rodoviária federal estão montando um cerco a Lázaro. Mais de 200 homens estão participando das incursões para encontrar Lázaro.

Os policiais estão divididos entre estradas importantes da região onde estão montando grandes barreiras policiais, também estão ocupando 34 chácaras da região para garantir a segurança dos moradores e estão realizando patrulhas continuas pela área de mata.

Lázaro continua foragido e a preocupação atual da polícia é manter a segurança da população da região, tendo em vista a periculosidade do criminoso e seu armamento que foi subtraído de caseiros em seu ataque no dia 12 de junho. Reféns relatam que Lázaro afirmou que irá tirar o máximo de vidas possível antes de morrer

ÚLTIMAS NOTÍCIAS