Pensar Piauí

Congresso é incompetente, diz deputado Marcelo Castro

Congresso é incompetente, diz deputado Marcelo Castro

“Eu já tinha jurado, em vezes anteriores, que não participaria mais de Reforma Política porque já tinha chegado a conclusão que o Congresso é incompetente, não tem capacidade de fazer Reforma Política porque foram eleitos pelo sistema atual. Então, eu não participaria mais de nenhuma reforma enquanto tiver no parlamento e está renovada [a jura] em definitivo. Estou decepcionado. Nós não podíamos ter jogado fora essa oportunidade”, declarou o deputado federal piauiense Marcelo Castro (PMDB) em entrevista para TV e publicada no jornal O Dia desta terça, 26.
Marcelo Castro é médico psiquiatra por formação e foi eleito deputado estadual pela primeira vez no ano de 1982, exercendo três mandatos consecutivos. Está no seu quinto mandato consecutivo de deputado federal, tendo sindo o mais votado no Piauí. Foi ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff e votou contra o processo de abertura de impeachment da ex-presidenta.
O deputado foi relator da Reforma Política em 2015 e afirmou estar decepcionado com a votação dos parlamentares. Para ele, o atual modelo de sistema político do Brasil é disfuncional. “Para a gente ter um sistema eleitoral moderno e eficiente, que melhorasse a governabilidade a partir de 2022, valeria a pena se fazer um sacrifício para uma transição daqui para lá, mas não foi votado. Foi a grande perda desse movimento que nós fizemos”, ressaltou.
A reforma política é o destaque do Plenário da Câmara para nesta última semana de setembro, com a análise do Projeto de Lei 8612/17, que cria fundo público para financiar campanhas, e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, que veda coligações para eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para o acesso de partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda em rádio e TV, em segundo turno. As duas propostas estão na pauta da sessão desta terça, 26.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS