No Piauí, um dos estados mais afetados do Brasil, serão 114 agências do Banco Postal fechadas no interior do Estado a partir do dia 11 de outubro. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 29, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Brasil (Correios).
Serviços como pagamento de contas, abertura de contas, empréstimos e recebimento de aposentadorias e pensões deixarão de existir em todas as 1.836 unidades, presentes em 12 estados. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) repassados ao jornal Valor Econômico, mais de 137 mil aposentados e pensionistas do INSS devem ser afetados pelo fim dos serviços, com a transferência de pagamentos para outras agências e, até mesmo, para outros municípios.
A decisão da empresa resulta de uma ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de 2008 que pedia a instalação de equipamentos de segurança nas unidades a fim de evitar os assaltos, principalmente no interior do Estado. Em 2010, foi decidida a instalação do segurança, como pessoa física, mas sem definição a respeito da porta giratória, já que a empresa entrou com recurso. No ano passado veio a decisão do Tribunal Superior do Trabalho de colocar porta giratória em todas as agências do Estado.
A empresa alega que custos de manutenção das operações, em especial o cumprimento de medidas de segurança – com vigilantes armados e portas giratórias –, motivou o fechamento dos pontos de atendimento do Banco Postal. Aposentados e pensionistas dos estados da Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará serão os mais afetados.
Siga nas redes sociais
Deixe sua opinião: