Pensar Piauí

Concurso da Caixa: o que faz e quanto ganha o técnico bancário novo, o mais concorrido

Cargo tem concorrência de 536 candidatos por vaga. Salário é de R$ 3.762 e jornada de trinta horas semanais

Foto: ReproduçãoCaixa Econômica Federal
Caixa Econômica Federal

ICL - Com mais de 1,2 milhão de candidatos candidatos confirmados, o concurso da Caixa Econômica acontece no dia 26 de maio. E 89% dos inscritos (1.072.983) vão disputar o cargo de técnico bancário novo (geral), que tem 2 mil oportunidades.

Há para o cargo, portanto, uma concorrência de 536 candidatos por vaga. O concurso também possui duas mil oportunidades para técnico bancário novo específico para a área de TI (tecnologia da informação), com 117.252 inscritos para o cargo.

As duas carreiras são de nível médio e têm remuneração inicial de R$ 3.762, para uma jornada de trabalho de seis horas diárias (30 horas semanais).

Concurso da Caixa: O que faz um técnico bancário novo?

De acordo com o edital do concurso, o técnico bancário novo é responsável pela execução de atividades bancárias, como a comercialização de produtos e serviços, prestação de atendimento, além da realização de negócios e atividades administrativas.

O candidato aprovado para o cargo precisa ter responsabilidade pelo sigilo das informações a que tem acesso no uso de suas atribuições.

Responsabilidades do cargo:

-Prestar atendimento ao público, realizar negócios e comercializar produtos e serviços;

-Identificar clientes, verificando a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais, quando realizada capacitação específica;

-Efetuar atividades administrativas e operações bancárias, utilizando equipamentos e ferramentas tecnológicas;

-Elaborar, redigir e conferir documentos e correspondências em geral;

-Inserir e consultar dados em sistemas operacionais informatizados e outros aplicativos relacionados com suas atividades, assim como auxiliar em sua manutenção e aperfeiçoamento;

-Efetuar cálculos diversos e controles numéricos;

-Identificar e apontar oportunidades de melhorias nos processos em que atua;

-Executar outras atividades inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

Local de trabalho

Os candidatos deveriam selecionar um polo de trabalho no momento da inscrição no concurso, mas não poderiam escolher uma cidade ou unidade específica da Caixa dentro dele.

Após as provas, os candidatos aprovados vão estar em duas listas de classificação: por polo e por macropolo. Quem for selecionado para um cargo dentro do polo que escolheu, mas não aceitar tomar posse na unidade indicada pela Caixa, será excluído do concurso.

Se não houver candidato para preencher uma determinada vaga, a Caixa poderá convocar uma pessoa para assumir uma vaga num polo diferente do qual ela escolheu. e o candidato aceitar a vaga no polo diferente, será excluído da lista do seu polo original de opção. Se não, será excluído da classificação por macropolo, mas mantido na do polo que escolheu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS