Pensar Piauí

Com fila represada, 12 mil pessoas farão cirurgia de catarata no Piauí

O mutirão vai contemplar os 224 municípios, em todas as regiões do estado

Foto: ReproduçãoCirurgia de catarata
Cirurgia de catarata

Em três meses, 12 mil piauienses devem ser operados gratuitamente de catarata no Piauí. O secretário de saúde do estado, Neris Júnior, explica que, primeiramente, os pacientes passarão por uma triagem para em seguida serem submetidos a cirurgia no hospital regional mais próximo da cidade de origem. Até o momento há 16 mil consultas. O mutirão tem inicío na próxima segunda-feira (05) na cidade de Piripiri. 

"O mutirão vai contemplar os 224 municípios, em todas as regiões do estado e começa no Hospital Regional de Piripiri. Não temos como precisar como está a fila de espera, enxergar essa fila, pois essas cidades não têm serviço ambulatorial de oftalmologia. Por isso, a Sesapi delimitou um quantitativo e os municípios vão levar a demanda", explica o secretário. 

As 12 mil cirurgias serão distrubuídas nos três meses subsequentes, sendo 5 mil no setembro e outubro, e 2 mil em novembro O mutirão é considerado o maior do estado que, no ano de 2021, realizou 10 mil cirurgias.

Neris Júnior pontua que o número de consultas agendadas é maior que o número de cirurgias. 

"Essas consultas serão realizadas dentro do mutirão. Em uma semana, o paciente faz a consulta, vê quem precisa e na semana depois faz a cirurgia de catarata. Quem precisa desse tipo de procedimento ainda pode procurar a secretaria de Saúde da sua cidade", explica Neris. 

O secretário ressalta que o mutirão descentraliza as ações de saúde aproximando mais a população dos serviços públicos. 

"Essas pessoas precisariam fazer essas cirurgias longe dos seus municípios, muitas vezes pegando estrada, agora vão fazer mais próximo de casa, ter qualidade de vida, recebendo atendimento de qualidade e com excelentes profissionais", destaca Neris Júnior.

Com informações do CV 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS