Pensar Piauí

CNN mentiu e pede desculpas. É preciso regular as comunicações, tal qual a internet

Emissora divulgou informação falsa sobre suposta suspensão de investimentos da ucraniana Antonov no Brasil e foi desmentida pela empresa

Foto: DivulgaçãoCNN
CNN

247 - A empresa estatal ucraniana Antonov divulgou ontem uma nota oficial desmentindo reportagem da CNN Brasil usada para atacar o governo Lula, sobre suposta suspensão de negociações com o Brasil após declarações de Lula a respeito da guerra. 

"Atualmente, os meios de comunicação de massa da República Federal do Brasil estão compartilhando a informação falsa de que a Companhia ANTONOV suspendeu supostas negociações sobre o suposto lançamento da produção de aeronaves no Brasil", disse a Antonov em nota publicada em suas redes sociais.  

Segundo a "notícia" da CNN, que teve como fonte o governo de São Paulo, a fabricante de aviões russo-ucraniana Antonov teria desistido de investir US$ 50 bilhões no Brasil porque o presidente Lula não estaria sendo suficientemente "neutro" em suas posições a respeito da guerra na Ucrânia.

Leia na íntegra a nota da Antonov:

Atualmente, os meios de comunicação de massa da República Federal do Brasil estão compartilhando a informação falsa de que a Companhia ANTONOV suspendeu supostas negociações sobre o suposto lançamento da produção de aeronaves no Brasil.

 A ANTONOV declara oficialmente que realiza constantes consultas com parceiros estrangeiros de vários países, incluindo a República Federal do Brasil, como parte de suas atividades visando promover produtos e serviços nos mercados estrangeiros.

 No entanto, a ANTONOV não tem representante autorizado no Brasil e não concedeu a nenhuma pessoa, incluindo escritórios de advocacia, qualquer autoridade para representar os interesses da empresa.

 A ANTONOV enfatiza o seu interesse no desenvolvimento da cooperação com a República Federal do Brasil no campo das tecnologias da aviação e apreciará as iniciativas oficiais do Brasil sobre o estabelecimento de uma cooperação mutuamente benéfica.

 Assim, a reportagem na imprensa brasileira não é o posicionamento oficial da ANTONOV.

 A fim de evitar manipulações e o agravamento da parceria internacional, além de levar em conta a atual situação internacional causada pela invasão em grande escala da Federação Russa na Ucrânia, a ANTONOV pede gentilmente aos meios de comunicação que verifiquem cuidadosamente as informações relacionadas com as atividades da companhia que forem recebidas de outras fontes.

CNN pede desculpas 

A CNN Brasil pediu desculpas ontem ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após publicar uma fake news sobre uma suposta suspensão de negociações entre o governo brasileiro e a estatal ucraniana Antonov que envolviam investimentos irreais de US$ 50 bilhões.

"Em uma falha de procedimento, a CNN não procurou, antes da publicação da reportagem, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, à qual pedimos desculpas pelo erro", disse a CNN em recado publicado no site da emissora.

Após ser questionada sobre a informação falsa nas redes sociais, a emissora atribuiu a suposta posição da Antonov ao governo de São Paulo, comandado pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas.

O comunicado da CNN veio depois que a Antonov divulgou uma nota oficial desmentindo a informação da emissora. 

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, questionou a conduta da emissora após a notícia falsa. "Publicar notícia falsa sem ouvir os dois lados é jornalismo? Usar um site oficial de um governo de estado para ‘esquentar’ uma Fake News é honesto? É jornalismo ? Onde eu estudei, na @UFSM_oficial e me formei Jornalista aprendi que isso não é jornalismo", afirmou Pimenta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS