Pensar Piauí

Ciro Nogueira e as pesquisas no Piauí

Instituto criado em julho faz pesquisa e dá Ciro disparado para governador

Foto: O GloboCiro Nogueira
Ciro Nogueira

O Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público e os partidos políticos vão apertar a fiscalização contra pesquisas eleitorais fajutas. Um recém criado "instituto de pesquisa" está fazendo a alegria dos aliados do senador Ciro Nogueira (PP), virtual candidato a governador do Piauí nas eleições de 2022.

O senador divulgou pesquisa cujo resultado indica o nome dele disparado, na frente sobre cenários eleitorais para o governo do Piauí.

Acontece que, o Instituto que teria levantado os supostos dados foi criado muito recentemente, no dia 3 de julho deste ano, sendo, portanto, uma empresa precoce, de pouca experiência no ramo e desconhecida do público, da mídia e dos órgãos de controle.

Consta que o Qualitativa, Instituto De Opinião Pública Eireli, possui matriz do tipo Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (de Natureza Empresária), situada na Rua Senador Teodoro Pacheco, centro de Teresina. A empresa tem como único sócio Paulo Eduardo da Vera Costa.

Informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, desde que foi criado (03/07/2020), diferentemente de outras empresas, o Qualitativa realizou apenas uma suposta pesquisa na cidade de Marcolândia.

Na pesquisa que o tal Instituto teria realizado em Marcolândia, Ciro aparece, de acordo com os dados, disparado para governador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS