Pensar Piauí

Cinco pessoas são presas desviando água tratada da Agespisa

A operação iniciou na última quarta-feira, 22

Foto: Cidade VerdeAdutora

Cinco pessoas foram presas em uma operação realizada pela Agespisa, com apoio da Policia Militar do Piauí, na região de Fronteiras, 410 km ao Sul do Teresina, por roubo de água na adutora de Piaus, que abastece as cidades de São Julião, Campo Grande do Piauí, Vila Nova do Piauí, Fronteiras, Pio IX e o povoado Mandacaru, estendendo-se por 111 quilômetros. Sob a coordenação da Gerência de Picos, a operação iniciou na última quarta-feira, 22.

Mais de um terço da água produzida em Piaus, cerca de 70 mil litros de água por segundo estavam sendo desviados somente com os doze gatos eliminados na operação. As ligações clandestinas foram detectadas em tubulações de 25, 32 e até de 60 mm. Os desvios eram feitos diretamente da adutora. A adutora de Piaus produz cerca de 230 mil litros de água por segundo.

As cinco pessoas detidas durante a operação foram encaminhadas às delegacias de polícia das respectivas cidades, onde foi registrado Boletim de Ocorrência. Elas vão responder por diversos crimes já que a água desviada estava sendo utilizada para abastecimento de tanques de peixes, bebedouros para animais, irrigação de capim e barreiros, dentre outras.

O trabalho de combate ao roubo de água nas adutoras que cortam o semiárido piauiense tem sido feito com frequência e sempre com o apoio da Polícia.

Com a retirada das ligações clandestinas, a expectativa é que o abastecimento de água tenha ganho de volume, principalmente nas cidades de Fronteiras, São Julião e Pio IX.

“É um trabalho arriscado, mas essencial para melhorar o abastecimento de água. A operação continua até mesmo nos finais de semana.”, informa o gerente da Unidade de Negócios de Picos, Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS