Chuvas no Piauí: Wellington Dias autoriza decreto de calamidade pública

Ele fez o anúncio em vídeo publicado nas redes sociais, no final da tarde desta segunda-feira (03/01)

Foto: GP1Wellington Dias
Wellington Dias

 

Devido as fortes chuvas que assolam o Piauí, o governador Wellington Dias (PT) anunciou na noite desta segunda-feira, 03 de janeiro, que decretará calamidade pública no Estado. O indicativo vem no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, o de máximo risco, para alguns municípios piauienses, principalmente os que fazem fronteira com o Maranhão. 

O decreto irá garantir que o Estado adote ações emergenciais para dar assistência às famílias afetadas pelas enchentes. A previsão para os próximos dias é de mais chuvas no Piauí. 

"Em razão do agravamento em razão de chuvas pesadas em praticamente todo o Estado, eu autorizei agora um decreto de calamidade, de emergência para todo o Piauí, o objetivo é garantir as condições de socorro para as pessoas que precisam em todas as áreas. O objetivo é poder integrado com os municípios garantir as condições de socorro para as pessoas que precisam nas diferentes áreas, junto com Bombeiros, Defesa Civil, estaremos aqui a postos, trabalhando e garantir atendimento a quem precisa", frisou Dias.

Além dos prejuízos materiais, os alagamentos provocaram uma morte em Teresina e outras cinco em Altos. 

No domingo, 02 de janeiro, o prefeito de Teresina Doutor Pessoa (MDB) já havia decretado emergência na capital piauiense.