Pensar Piauí

Chuvas intensas no Piauí. Piripiri tem o 2º maior volume de chuvas no Brasil

Avisos do Inmet têm validade até as 10h da manhã de terça-feira (19)

Foto: InmetAlerta de chuvas

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas - um para chuvas intensas de nível "perigo potencial" e outro de "perigo" - para o estado. Os avisos têm validade até as 10h da manhã de terça-feira (19).

O primeiro comunicado climático (em amarelo) se estende mais pelas áreas do Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte do Piauí.

Nestas condições, podem ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem oscilar entre 40-60 km/h. Ainda existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e ocorrência de descargas elétricas.

Já o alerta laranja, mais severo de acordo com a previsão do Inmet, é voltado aos municípios do Centro-Norte e Norte. Nessas cidades, a precipitação oscila entre 30 e 60 mm/h ou de 50 e 100 mm/dia. Já os ventos também sobem de velocidade, podendo chegar até 100 km/h.

Em caso de rajadas de vento, o Instituto Nacional de Meteorologia orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de quedas de raios. Outra recomendação em caso de descargas elétricas é não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

A cidade de Piripiri, localizada a 166 quilômetro de Teresina, registrou 78 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o segundo maior volume de chuvas registradas no Brasil no período. Na última quarta-feira (13), Piripiri foi considerada a terceira cidade com maior temperatura registrada no país, com 40,1° C. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS