Pensar Piauí

"Choquei" suspende publicações, Whindersson Nunes se pronuncia e Danilo Gentili é criticado

O caso que levou Jéssica Vitória Canedo à morte continua com forte repercussão no Brasil

Foto: Montagem pensarpiauiLogomarca da Choquei, Jéssica, Whindersson e Danilo
Logomarca da Choquei, Jéssica, Whindersson e Danilo

A página de fofocas “Choquei” optou por suspender as publicações de conteúdo neste sábado (23) após a repercussão do caso envolvendo a publicação de fake news que culminou na morte de uma jovem de 22 anos.

Com mais de 30 milhões de seguidores, a Choquei enfrenta críticas por disseminar uma notícia falsa que teria contribuído para o suicídio de Jéssica Vitória Canedo. A jovem foi alvo de ataques após a divulgação de prints falsos de conversas com Whindersson Nunes, atribuindo-lhe um suposto envolvimento com o comediante.

A família responsabiliza a fake news pela tragédia e destaca que a notícia inverídica ganhou força ao ser compartilhada pelo perfil, mesmo que tenha aparecido inicialmente no Garoto do Blog. Diante da situação, o proprietário da Choquei, Raphael Souza, também optou por fechar seu perfil no Instagram.

Nas redes sociais, a página enfrenta uma campanha de boicote, e no X, antigo Twitter, todos os posts da Choquei publicados na sexta-feira (22) foram marcados com um aviso de contexto.

Foto: twitterWhindersson Nunes
Whindersson Nunes

 

O humorista Whindersson Nunes publicou nas suas redes sociais, na noite deste sábado (24), um vídeo se solidarizando com a família da jovem Jéssica Vitória Canedo. Ele compartilhou sua angústia após saber do falecimento da garota e fez um apelo para que seja criada uma Lei em homenagem a ela.

“Quero iniciar um movimento para ver se contribui para a gente criar uma lei chamada ‘Jéssica Vitória’, para aprimorar a legislação brasileira nesse negócio que está acontecendo agora que é esse jornalismo não oficial, que isso é muito perigoso. Tem gente que tem muito seguidor e diz que não é uma coisa oficial, mas é uma coisa que impacta de verdade”, afirmou Whindersson.

“Veículos grandes demais têm que ter um canal de atendimento, cara, para a gente saber até a qualidade do que está consumindo. Tem que ser crime postar uma conversa que duas pessoas não autorizaram. A não ser que seja uma exposição de um crime, se for para denunciar alguma coisa. Mas eu acho que não faz sentido uma conversa privada entre duas pessoas, mesmo que não seja o caso, que esse caso foi uma fake news, uma coisa inventada. Por isso é tão perigoso você não ir atrás da verdade antes de mostrar, porque isso pode ser danoso a um ponto…”.

No vídeo que publicou, Whindersson chega a citar diretamente a página Choquei, que tem sido apontada como principal veiculadora das mensagens e alvo de boicote de internautas. Assista abaixo:

Foto: ReproduçãoDanilo Gentili
Danilo Gentili

O apresentador e humorista Danilo Gentili está sendo lembrado nas redes sociais após o caso Choquei por ter, em 2013, feito uma piada que mudou negativamente a vida de uma mulher que atuava como doadora de leite materno.

Em forma de crítica à página de fofocas (que na última sexta-feira teria levado ao suicídio uma jovem de 22 anos após a divulgação de uma fake news), Danilo publicou em suas redes sociais o questionamento: “Quem a Choquei vai matar hoje?”.

Foi o suficiente para que internautas relembrassem o caso envolvendo o apresentador, que, em 2013, chamou de “vaca” a maior doadora de leite materno do Brasil e a comparou com o ator pornô Kid Bengala. Após a “piada” de Danilo, na época, a mulher precisou se mudar de cidade com a família e sua vida nunca mais foi a mesma.

Ela entrou na justiça contra o humorista e venceu. Uma decisão expedida em 2020 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), da qual não é mais possível recorrer, condenou Danilo Gentili a pagar indenização de R$ 80 mil, com atualização de 1% ao mês a contar de outubro de 2013, data de exibição do programa em que foram feitas as ofensas.

A crítica de Danilo à página Choquei, neste sábado (24), gerou reações de internautas, que o chamaram de hipócrita. “Você não tem moral para cobrar ninguém”, publicou um usuário do X. “Temos que cobrar da Choquei, mas temos que cobrar também de pessoas que sempre agiram de forma similar a tal página de fofoca e agora estão fingindo que nunca produziram conteúdos tóxicos contra terceiros”, escreveu outro internauta

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS