Chesf aumenta vazão em Boa Esperança e rio Parnaíba deve atingir nível de alerta em Floriano e Teresina

O aumento da vazão se tornou necessário para evitar o transbordamento

Foto: G1Rio Parnaíba
Rio Parnaíba

 

G1 - A Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf) informou que aumentou a vazão da Barragem de Boa Esperança, devido à elevação do nível do reservatório com o grande índice das chuvas na região. Assim, é possível que o rio Parnaíba nas cidades de Floriano e Teresina atinja nível de alerta.

Com as chuvas registradas nos últimos dias que aumentaram o nível dos rios que abastecem o reservatório, o aumento da vazão se tornou necessário para evitar o transbordamento.

A vazão, que era de menos de 600 metros cúbicos por segundo será aumentada para 1 mil metros cúbicos por segundo, "diante das fortes chuvas que elevaram o nível do volume útil do reservatório para 69,9%, de acordo medição da manhã de hoje (27)", informou a Chesf em nota.

"A situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada acima, em virtude das condições de clima e vazões no Rio Parnaíba", diz ainda o comunicado.

Chuvas permanecem

Segundo Roberto Fernandes, engenheiro hídrico da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), mesmo com o aumento da vazão, o nível do reservatório não deve diminuir, devido às chuvas que vão continuar na região Sul do Maranhão e do Piauí.

"Desde ontem, o mapa mostra chuvas nas últimas 24 horas. No Piauí choveu pouco, mas choveu no alto do rio das Balsas, no Maranhão. Assim, os rios Parnaíba e Uruçuí Preto, que abastecem o reservatório, não tiveram chuvas mas sobem de nível também. O mais importante agora é saber como vão se comportar as chuvas", informou.

Ele destacou que, com o aumento da vazão da barragem, algumas cidades que ficam às margens do rio Parnaíba podem ser afetadas, mas sem gravidade.

"As cidades acabam em alerta pela alta do rio Parnaíba, como Floriano e Teresina. Isso porque é praticamente o dobro da vazão e em Floriano o rio deve se aproximar da cota de alerta, mas dentro do que o rio suporta. Em Teresina, no fim da noite de amanhã [29] o rio deve aumentar também, o que não é comum pro período, mas está dentro do normal", disse ele.