Pensar Piauí

Cássia Kiss: uma declaração, um beijo e uma representação criminal

A veterana atriz adotou postura ultraconservadora e reacionária nos últimos anos

Foto: Montagem pensarpiauíKassia Kiss, Lúcia Veríssimo e Márcia Verçosa
Kassia Kiss, Lúcia Veríssimo e Márcia Verçosa

A veterana atriz Cássia Kis, que está no ar com a novela Travessia, da TV Globo, que adotou postura ultraconservadora e reacionária nos últimos anos, se alinhando ao bolsonarismo, voltou ao centro do debate político brasileiro nessa quinta-feira (27) após uma fala sua, dita durante uma live com a jornalista Leda Nagle, na qual fez ataques homofóbicos.

“Não existe mais o homem e a mulher, mas a mulher com mulher e homem com homem, essa ideologia de gênero que já está nas escolas. Eu recebo as imagens inacreditáveis de crianças de 6, 7 anos se beijando. Duas meninas dentro de uma escola se beijando, onde há um espaço chamado beijódromo. O que está por trás disso? Destruir a família. Destruir a vida humana? Porque onde eu saiba homem com homem não dá filho, mulher com mulher também não dá filho. Como a gente vai fazer?”, disse Cássia.

No entanto, o show de homofobia da bolsonarista não ficou sem resposta. Sua colega de trabalho, a atriz Lúcia Veríssimo, com muito sarcasmo e ironia, foi ao Instagram e fez uma postagem reveladora sobre Cássia, com uma foto.

“Meu #tbt de hoje vai ser em homenagem à Cassia Kiss. Que sigamos sem hipocrisia e falso moralismo. Sim, foi de verdade esse beijo. SIM É A CÁSSIA KISS QUEM ESTÁ ME BEIJANDO”, escreveu a artista, que é lésbica assumida.

Foto: DivulgaçãoCássia Kiss e Lúcia Veríssimo se beijando
Cássia Kiss e Lúcia Veríssimo se beijando

Por sua vez, Márcia Verçosa de Sá Mercury, filha da cantora Daniela Mercury com sua esposa, Malu Verçosa, entrou com uma representação criminal no Ministério Público do Rio de Janeiro contra a atriz Cássia Kiss, sob a acusação de LGBTfobia, após sua falas contra casais homossexuais em entrevista concedida à jornalista Leda Nagle.

“Como filha de um casal de lésbicas, me sinto no dever, por minhas irmãs e por toda comunidade LGBTQIAP+ que é vítima violências cotidianas, de agir para que ela seja punida no rigor da lei. Minha família merece respeito, a população LGBTQIAP+ merece respeito!”, afirmou Márcia, em nota enviada a Splash, da Uol.

Foto: DivulgaçãoMárcia Verçosa
Márcia Verçosa

 

Abaixo, a nota, na integra, assinada por Márcia Verçosa:

“Fiquei estarrecida ao ver as declarações homofóbicas da atriz Cássia Kis, a quem eu respeitava como representante da arte brasileira, sempre presente no nosso cotidiano, entrando na nossa casa através das inúmeras novelas que fez durante a carreira, inclusive estando no ar diariamente atualmente na Rede Globo. Uma mulher com a visibilidade dela não pode se sentir no direito de atacar a minha família durante uma entrevista.

Ao ver a gravação em que ela ataca famílias como a minha, chorei. Ela fala que as pessoas LGBTQIAP+ destroem as famílias. Com que direito ela pode falar isso se a minha família foi justamente construída a partir de uma união homoafetiva? A adoção é um ato de amor que muda a vida de muitas crianças e adolescentes. Mudou a minha vida e a de minhas irmãs.

Eu tive a sorte de encontrar duas mulheres corajosas que não se intimidaram com os preconceitos da sociedade e decidiram adotar uma menina de 13 anos de idade, outra de 10 e a terceira na época com 1 ano. Elas nos ensinaram a importância da honestidade, do caráter, bondade e do respeito à diversidade, seja ela qual for.

As palavras de Cássia Kiss me causaram impactos psicológicos profundos e me levaram de volta ao sofrimento que senti por muitos anos antes de encontrar o amor e a estrutura que uma base familiar sólida como a minha proporciona. As palavras dela fizeram eu me sentir vulnerável e desamparada legalmente.

Como filha de um casal de lésbicas, me sinto no dever, por minhas irmãs e por toda comunidade LGBTQIAP+ que é vítima violências cotidianas, de agir para que ela seja punida no rigor da lei. Minha família merece respeito, a população LGBTQIAP+ merece respeito!

Espero que Cássia Kiss responda pelo crime de LGBTfobia e seja condenada. Só com o cumprimento da Lei conseguiremos ter nossos direitos respeitados”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS