Pensar Piauí

Casa de Zabelê comemora 26 anos com sarau e lançamento de livro nesta quarta (28)

A comemoração tem início às 08h30, no Clube dos Diários

Foto: Reprodução/ Ascom ASAAções da Casa de Zabelê
Ações da Casa de Zabelê

Com uma programação especial, a Casa de Zabelê, serviço da Ação Social Arquidiocesana (ASA), referência no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos, celebra nesta quarta-feira (28) os seus 26 anos de atuação, trabalhando pela infância e adolescência em Teresina. A comemoração tem início às 08h30, no Clube dos Diários, e contará com apresentações artísticas, recitação de poesias e a apresentação da nova coleção de moda desenvolvida pelos adolescentes do núcleo de profissionalização da instituição.

Foto: ReproduçãoConvite
Convite

De acordo com Francisco Moreira, coordenador da Casa de Zabelê, durante o evento será realizado o lançado do livro “Meninas Pensadoras da Casa de Zabelê”, de autoria da professora doutora Shara Jane Holanda (UFPI). O livro é o resultado de uma pesquisa que traz um olhar sobre o corpo e a subjetividade do pensar das crianças e adolescentes assistidos pela instituição.

“Estamos muito felizes em comemorar esses 26 anos de história, contribuindo para o protagonismo infanto-juvenil. Nossa expectativa é que possamos celebrar este momento dando visibilidade a todo trabalho que é realizado pela Casa de Zabelê, e que ao longo do tempo vem contribuindo diretamente para o fortalecimento de tantas crianças e jovens”, destaca o coordenador.

Na ocasião, haverá também o Sarau com o tema “Teresina em arte, verso e prosa”, incluindo apresentações de danças e a recitação de poesias protagonizados pelas socioeducandas do núcleo de atendimento direto da Casa, como forma de homenagear a capital do Piauí, local que sedia a Casa de Zabelê desde a sua fundação em 1996.

Ainda como parte da programação será exibida a exposição de moda “Teresina em poesia e canção”, composto por figurinos desenvolvidos pelos adolescentes dos cursos profissionalizantes em moda e serigrafia oferecidos pela casa. De acordo com Marta Sergio, consultora de moda da Casa de Zabelê, a nova coleção é resultado dos estudos das contribuições da matriz europeia para a formação do povo brasileiro, analisadas pelos educandos e traduzidas nos figurinos.

“Como parte da pedagogia adotada pela Casa, a partir da imersão nesse universo de músicas e arte, os educandos escolheram algumas estrofes de canções que cantam Teresina para estampar as peças da coleção. Desse modo, trechos de Caetano, Vavá Ribeiro e Cineas Santos figuram na coleção junto às flores de caneleiro, árvore símbolo de Teresina, retrata a beleza da natureza e da música” frisou a consultora.

A comemoração será aberta ao público e com entrada franca, contando com a presença de representantes da rede de proteção a criança e ao adolescente, tais como o Ministério Público, os CRAS, CREAS, os Conselhos de Direitos e dos profissionais que atuam diariamente na instituição.

CASA DE ZABELÊ

A Casa de Zabelê foi inaugurada em 1996, por Dom Miguel Fenelon, como uma resposta da Igreja em atenção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual em Teresina. Atualmente, a Casa faz parte da rede socioassistencial da capital do Piauí, e é mantida com recursos provenientes da parceria entre a ASA e a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, bem como de outras entidades a nível nacional.

Isabel Luzia, de 15 anos, aponta que além do acolhimento a instituição abre portas para seus educandos através da arte e da profissionalização. “A casa para mim é minha segunda família, um lugar que me acolheu, me ajudou quando eu mais precisava, e me mostrou que era possível não apenas sonhar mais construir um futuro diferente. aqui eu me sinto realizada, e tenho certeza que a Zabelê continuará transformando vidas”, afirma a adolescente.

A Casa de Zabelê atende diretamente 120 crianças, adolescentes e jovens. O local conta com uma equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e profissionais da moda e da dança.

Com informações da ASA 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS