Pensar Piauí

CAMPO MAIOR É DESTAQUE NA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

CAMPO MAIOR É DESTAQUE NA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Na contramão da crise econômica e social que o Brasil vem enfrentando, o município de Campo Maior tem se tornado destaque no âmbito estadual, nacional e internacional com a inclusão efetiva de pessoas no mercado de trabalho, assim como contribuindo para o início do próprionegócio para muitos profissionais. Em 2012 eram 55 microempreendedores cadastrados no município e hoje são mais de 1.500 em diversos ramos, como beleza, costura e alimentação.

O resultado positivo é fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Transferência de Renda e Economia Solidária (Semdes) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e de uma gestão humanizada, rompendo paradigmas assistencialistas.

Em Campo Maior as aulas do Pronatecsão ministradas no Senac, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifpi) e quando necessário são realizadas também nas unidades móveis do Senai . De 2014 até agora foram oferecidos 35 cursos com 1. 294 pessoas qualificadas

São muitos os exemplos da procura por parte da iniciativa privada pela mão de obra qualificada pela Semdes. Em 2014, 50 jovens participaram do curso de Excelência em Atendimento e Técnica de Vendas, deste total, 17 foram contratados pelo Grupo Ultrafarma empresa de distribuição de remédios com atuação em todo o Brasil. “Foi a própria empresas que procurou a Secretaria. Isso nos orgulha muito porque é um reconhecimento. Nosso trabalho tem credibilidade por isso já é referência no que diz respeito a qualificação profissional”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social, Transferência de Renda e Economia Solidária, Conceição Lima.

Ronner Sousa é um dos jovens que participou desta turma e hoje faz parte do quadro funcional da Ultrafarma. “Fiz pelo menos três cursos do Pronatec e graças à boa qualificação tive a oportunidade de ser um dos selecionados para trabalhar nesta grande rede de farmácia. O Pronatec mudou a minha vida”, comemora o jovem de 20 anos, que agora pode ajudar com a renda familiar e arcar com as despesas do seu curso superior.

Do curso de corte e costura também são muitos os alunos que conseguem ingresso ao mercado de trabalho. Grandes lojas, como Armazém Paraíba e 42 indústrias de confecções do próprio município, sempre buscam a mão de obra qualificada pela Semdes.

O êxito do programa se deve a um trabalho que começa ainda no momento de inscrição para participar dos cursos. “Percebemos que em muitas cidades o local de inscrição no CadÚnico, pré-requisito para participar do programa, era feito num determinado local, a inscrição; em outro, a confirmação; num terceiro, o que dificulta para o cidadão. Então resolvemos concentrar todos os serviços num mesmo espaço, desta forma sempre garantimos a participação das pessoas. Tudo isso é estímulo”, explica a secretária.

A integração da equipe da Semdes e uma metodologia específica que trabalha desde a escolha dos cursos até o monitoramento da frequência dos alunos, são os outros vetores para o sucesso da ação. “Consultamos o empresariado local para conhecer a vocação do mercado de trabalho do município e fazemos um acompanhamento do desempenho e assiduidade dos alunos. Se alguém falta porque não tem com quem deixar o filho, por exemplo, levamos a criança ou adolescente para o centro de convivência da Secretaria, se é o marido que não deixa, nossos profissionais vão lá conversar com ele. O importante é resolver o problema e na maioria da vezes resolvemos, por isso nossa evasão é zero”, comemora a secretária Conceição Lima

A equipe multiprofissional da Secretaria também auxilia os alunos na elaboração do perfil profissional , assim como os acompanha e orienta para as entrevistas de emprego.

Pronatec contribui para desligamento voluntário do Bolsa Família

A boa execução da política de geração de emprego e renda em Campo Maior, além de proporcionar o ingresso no mercado de trabalho e otimizar a economia local, contribuiu para um significativo desligamento voluntário do Bolsa Família. De acordo com o coordenador do Programa no município, Miguel Carvalho, enquanto em 2014 foram cinco desligamentos, em 2015 foram registrados 30 casos de pessoas que procuraram a Secretaria para devolver o cartão porque já haviam ingressado no mercado de trabalho e desta forma conseguiam a independência financeira.

Antônia Abel, que era beneficiária do Bolsa Família a três anos, depois de participar de alguns cursos do Pronatec, passou a ser costureira, o que completou a renda familiar e fez com que ela tomasse a decisão de devolver o cartão do benefício. “ Vi que era o momento de dar oportunidade a outras pessoas, assim como um dia eu tive”, disse

A sensibilidade das pessoas em devolver o cartão se deve a um trabalho de conscientização da Semdes, com orientações da equipe multiprofissional e também informações passadas pelo coordenador do Bolsa Família nas rádios locais. “ Auxiliamos o indivíduo para que cresça como um todo, proporcionamos os meios para que cada um consiga caminhar com as próprias pernas e partir daí seja, sensível em dar oportunidades a pessoas que estão precisando mais do que eles no momento”, reforça Miguel Carvalho

Após O desligamento, o cartão magnético do Bolsa Família deverá permanecer em poder do beneficiário, pois a família poderá voltar a receber o benefício, caso a renda sofra diminuição, por um período de até 3 anos.

A coordenadora do Pronatec em Campo Maior, Evanildes Sancho, ressalta que o ingresso no mercado formal a partir dos cursos do Pronatec passa mais segurança e garantia às pessoas, que se sentem encorajadas a se desligar do benefício. “São muitos os casos de pessoas com emprego, sem garantia trabalhista, mas que ao conseguirem um emprego com carteira assinada, seguro, se sentem seguros para pedir o desligamento do Bolsa Família”, explica.

Referência nacional e internacional

A experiência positiva da política de qualificação profissional de Campo Maior foi reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e hoje é modelo paras as demais cidades do Brasil, assim como de outros países. O modelo de gestão do município piauiense passou a fazer parte doestudo qualitativo de práticas deinclusão produtiva, o World WithoutPoverty (WWP) ou “Mundo Sem Pobreza”.

O WWP é uma iniciativa do governo brasileiro em parceria com o Banco Mundialo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que registra informações sobre programas governamentais voltados à redução da pobreza, sobretudo no que diz respeito à aprendizagem e ao conhecimento gerado a partir de sua implementação, assim como também os resultados alcançados, com a finalidade de disseminar experiências nacional e internacionalmente.

Tudo começa com respeito à dignidade humana

O Pronatec em Campo Maior é apenas uma das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Transferência de Renda e Economia Solidária que vem apresentando resultados positivos. Em várias frentes de atuação, com políticas para criança e adolescente, mulher, idosos e egressos do sistema prisional, o que realmente faz a diferença para o sucesso das ações, é o atendimento ao cidadão.

A secretária destaca que ao assumir a Semdes encontrou vestígios de práticas assistencialistas, como distribuição de cestas básicas e de produtos de higiene pessoal com logomarca da Prefeitura, além de uma estrutura física deteriorada e um grande distanciamento do servidor em relação à população.

O primeiro passo foi viabilizar, através de parcerias, a reforma de prédios públicos subutilizados, o que já reduzia custo de aluguel. “Na reforma transformamos o espaço de um simples atendimento, em um local agradável de acolhimento, tiramos as divisórias que separavam os servidores dos usuários. Hoje recebemos as pessoas e atendemos olho no olho” explica Conceição, ressaltando ainda a implantação de um salão de beleza e do espaço infantil, na sala de espera para os atendimentos. “Nosso carro chefe é esse, resgatar a cidadania das pessoas e elevar a auto estima de cada um”, reforça a secretária.

Com uma atuação bastante ampla, a Secretaria realiza todo ano para os adolescentes a Revisão Solidária do ENEM, que de acordo com a secretária começou de forma tímida, mas hoje já reúne mais de dois mil alunos, incluindo estudantes da rede particular ejovens de outras cidades.

Na execução da política em defesa dos direitos das mulheres, é feito um acompanhamento multiprofissional rigoroso às vítimas de violência. Toda semana a Secretaria recebe dos órgãos de segurança a relação com o nome e endereço das mulheres que sofreram algum tipo de violência, a partir daí a equipe de profissionais da Semdes faz visitas para auxiliar as vítimas.

As gestantes participam do projeto Bem Nascer, através do qual têm atendimentocom fisioterapeutas, psicólogas e nutricionistas, além de participar de cursos de confecções, permitindo que elas produzam o próprio enxoval e também aprenda um novo ofício. As profissionais da Secretaria também fazem um acompanhamento pós parto com cada uma das mulheres.

Também são desenvolvidas ações em defesa dos direitos dos idosos, das pessoas egressas do sistema prisional, pessoas em situação de vulnerabilidade social e na área de segurança alimentar. Em todas as frentes a prioridade é o resgate a cidadania e da auto confiança de cada cidadão. “Trabalhamos o indivíduo como um todo, trabalhamos com a família, contribuímos para melhorar a auto estima das pessoas. Percebemos uma transformação real na vida de donas de casa, de jovens estudantes, de profissionais que estavam acomodados . Observamos a emancipação social e financeira da população”, enfatiza Conceição Lima.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS