Pensar Piauí

Campanha de Lula dá 7 dicas sobre como ganhar eleitores; veja quais são

A campanha produziu sugestões sobre como falar com eleitores indecisos para obter o 1,5% faltante para garantir a vitória

Foto: ReproduçãoLula
Lula

A campanha do ex-presidente Lula (PT) produziu sete sugestões sobre como falar com eleitores indecisos para obter o 1,5% faltante para garantir a vitória no segundo turno. Veja quais são:

1 – Não perca tempo discutindo com bolsonaristas convictos

Se a pessoa defende o Bolsonaro até hoje, será muito difícil virar seu voto. Foque sua energia nos eleitores indecisos ou naqueles que você já viu criticar Bolsonaro em algum momento, e ajude a garantir que não votarão nele.

2️ – Fale dos temas que mais afastam pessoas do Bolsonaro

Pesquisas mostram que os quatro temas que mais afastam pessoas do Bolsonaro são: economia (aumento da pobreza, dos preços e da fome), pouco trabalho (passeios de jet-ski e motociatas enquanto o povo sofre), desumanidade (imitação de pessoas sem ar, ofensas a mulheres) e descaso com a vida do povo (670 mil pessoas mortas na pandemia, atrasos na compra da vacina) .

3️ – Ataque Bolsonaro, e não seus apoiadores ou indecisos

Quando você ofende pessoas que ainda estão indecisas, isso leva elas a se afastarem de você e do Lula. Fale mal do Bolsonaro e de políticos que estão perto dele, mas não fale mal dos eleitores indecisos e nem mesmo do cidadão comum que segue Bolsonaro. Sabemos que dá muita vontade de sair xingando, mas na prática isso não funciona – precisamos trazer as pessoas para perto de nós.

4️ – Escolha as palavras certas para criticar Bolsonaro

Pesquisas mostram que algumas palavras funcionam melhor do que outras para afastar eleitores indecisos do Bolsonaro. As que MAIS funcionam são: Desumano, despreparado, irresponsável, ladrão, vagabundo. As que MENOS funcionam são: Genocida, assassino, miliciano, anticristo, e xingamentos com palavrões em geral. Priorize as que mais funcionam, ainda que dê vontade de usar as que menos funcionam.

5️ – Fale da sua experiência pessoal

As pessoas se conectam muito com testemunhos pessoais. É sempre válido falar de forma ampla sobre como Bolsonaro é terrível, mas mais poderoso do que isso é falar sobre como Bolsonaro fez mal para a sua vida: Você perdeu o emprego? Não consegue mais pagar as contas? Perdeu parentes ou amigos por falta de vacina na pandemia? Está achando os preços de comida absurdos no mercado? Grave um vídeo, áudio ou escreva um texto falando sobre isso a partir do seu lugar enquanto cidadã ou cidadão.

6️ – Ocupe espaços onde os eleitores indecisos estão

Não adianta ficar só no Twitter ou só em grupos onde a maioria das pessoas já é eleitora do Lula. Precisamos tirar votos do Bolsonaro de forma efetiva onde estão os indecisos: nos grupos de família e de colegas de trabalho, no Facebook que faz tempo que você não usa (mas ainda é a maior rede social do Brasil), nos comentários do Instagram e também criando conteúdos para o TikTok.

7 – Use o humor

Conteúdos sérios e alarmantes para denunciar o que Bolsonaro representa são importantes, mas também cansam. O que funciona bem para compensar isso são conteúdos bem-humorados, que criticam Bolsonaro de forma leve e divertida, dando alívio cômico para a situação horrível que vivemos. Use e abuse dos memes, figurinhas e vídeos que zoam Bolsonaro.

Com informações do Dcm 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS