Pensar Piauí

Campanha cobra compromisso dos candidatos a prefeitos do Piauí com a primeira infância

Objetivo da RNPI e garantir políticas públicas para crianças de zero a seis anos de idade

Foto: ReproduçãoCampanha 'Criança é prioridade'
Campanha "Criança é prioridade"

A Rede Nacional Primeira Infância está executando a 3ª edição da Campanha Criança é Prioridade. No Piauí, candidatos a prefeituras de 12 municípios (veja relação abaixo) serão procurados a assinar o Termo de Compromisso com a Primeira Infância, para que caso seja eleito, garanta, durante o mandato, as políticas públicas, para as crianças de zero a seis anos. 

No Piauí, o Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (CRIA) está coordenando a ação. A coordenadora do CRIA, Francimélia Nogueira, ressalta que a ação é importante porque, mesmo com tantas leis garantindo direitos às crianças, ainda falta mais prioridade dos gestores públicos.

“Temos falta de creche e de profissionais para trabalhar o desenvolvimento integral da criança, por exemplo”, cita Francimélia, ressaltando ainda que, mesmo sendo crianças, elas precisam ser ouvidas na elaboração de políticas públicas. “Há muita falta de espaço para essas crianças nas cidades brasileiras”, afirma a coordenadora.

Cada candidato ou candidata que assinar o termo de compromisso ganhará um selo da campanha: “Compromisso pela infância: eu assinei”.

A cada novo compromisso, o site http://primeirainfancia.org.br/campanha-eleicoes-2020 vai divulgar na sua página e nas redes sociais.

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) é uma articulação nacional de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de outras organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância - sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual ou de qualquer natureza. Atualmente, a ANDI Comunicação e Direitos é a atual Secretaria Executiva.

Os 12 municípios que serão provocados:

Altos;

Barra D' Alcântara;

Bom Jesus;

Francinópolis;

Floriano;

José de Freitas;

Parnaíba;

Picos;

Piripiri;

São Raimundo Nonato;

União;

Várzea Grande.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS