Pensar Piauí

Cachorros velam corpo de homem que morreu à espera do Samu

Moradora que ligou para o resgate relata que atendente informou que 'ninguém morre de dor'

Foto: msnIdoso morto

 

msn - Na tarde de sexta-feira, 29, Damião de Almeida, de 68 anos, morreu agonizando depois de esperar mais de seis horas por uma equipe do Samu em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Quando a polícia chegou, o idoso estava morto, deitado no chão coberto por uma manta, cercado pelos cachorros. Uma moradora que estava no local relata que ele faleceu gritando, com dores, caído no chão, e que os cachorros de estimação dele ficaram junto ao corpo, o protegendo, sem deixar ninguém se aproximar.

Damião entrou em um bar pedindo socorro por volta das 9h30 da última sexta. Ele reclamava de fortes dores nas costas. O dono do estabelecimento e moradores da vizinhança chamaram ajuda.

Andrea Nunes Gonçalves, de 50 anos, contou que um dos atendentes disse que “ninguém morria de dor”. Quem estava no local não sabia o motivo da agonia.

“Um descaso total. Ainda depois, a polícia chegou e perguntou por que não socorremos, mas eu não dirijo, não tínhamos como levar ele, a ambulância tinha que ter vindo. Só veio depois que ele morreu, mas era tarde demais”, contou.

“Ele estava se debruçando e gritando de dor, morreu ali no chão de um bar, sozinho, sem socorro. E quando ligamos, antes de ele falecer, o atendente ainda disse que ninguém morria de dor.” A dona de casa lembra que, enquanto o corpo permaneceu no local, os dois cachorros de estimação dele ficaram junto ao cadáver e não deixavam ninguém se aproximar. "Ficaram protegendo, não deixavam chegar perto do Damião. A branquinha chegou a fazer carinho no rosto dele", diz.

O filho do idoso foi ao local, agradeceu e levou os cachorros para casa. 

Após a morte do idoso, pouco antes das 16h, o Samu chegou ao local e tentou reanimá-lo, sem sucesso. A Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de "encontro de cadáver". De acordo com a Polícia Civil, a morte da vítima foi constada às 15h51. Quando os policiais chegaram ao bar, a equipe do Samu já havia ido embora.

Posicionamento

Em nota, a Prefeitura de Peruíbe esclareceu que o Samu fica em Itanhaém, cidade vizinha, e é responsável pela regulação do atendimento de cinco municípios da região. Quando um solicitante de algum desses municípios liga no 192 para informar um caso de urgência, e pede uma ambulância, o telefonema é redirecionado ao Samu Regional, que faz o atendimento e a regulação do caso.

O órgão afirma que a USB foi acionada apenas às 14h52. "A Prefeitura de Peruíbe informa que duas viaturas do Samu no município foram ao endereço. A Unidade de Suporte Básico [USB] foi acionada às 14h52, e chegou ao local às 15h27, e a Unidade de Suporte Avançado [USA] recebeu o chamado às 15h27, e chegou na localidade às 15h50".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS