Pensar Piauí

Brasileiros com a Ômicron foram vacinados e têm sintomas leves

Ministério da Saúde já confirmou seis casos da nova variante do coronavírus no país

Foto: ReproduçãoNova variante B.1.1.529 (Omicron)
Nova variante B.1.1.529 (Omicron)

 

O Ministério da Saúde informou, nesse sábado (4/12), que nenhum dos seis pacientes com infecção confirmada pela Ômicron no Brasil têm sintomas graves. Todos estão em isolamento e as autoridades investigam outros nove casos para saber se eles contraíram a variante do coronavírus, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem alto poder de transmissão.

Ainda segundo a pasta, os brasileiros com casos confirmados pela nova variante foram vacinados contra o coronavírus. Uma das características dos imunizantes utilizados atualmente é o alto poder de evitar que o quadro de Covid-19 se agrave nos infectados.

Entre os confirmados, dois estão do DF, três em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Todos os pacientes estiveram no exterior nos dias anteriores à confirmação da infecção.

"Dos casos confirmados, quatro são do sexo masculino e dois do sexo feminino. Todos os casos têm histórico de vacina, apresentaram quadro leve da doença e estão em monitoramento, assim como em todos os seus contactantes”, informou o Ministério da Saúde.

Preocupação crescente

Além do Ministério da Saúde, as autoridades estaduais e municipais estão acompanhando com atenção as notícias sobre a variante Ômicron.

Ao menos 21 capitais já cancelaram festas de Réveillon e prefeituras no país todo se debruçam sobre o que fazer no Carnaval do ano que vem. O Comitê Científico do Consórcio Nordeste, por exemplo, recomendou o cancelamento da festa em todas as cidades da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS