Saúde

Brasil registra 76 casos de varíola dos macacos

São Paulo concentra o maior número de registros da doença

  • segunda-feira, 4 de julho de 2022

Foto: ReproduçãoVaríola do macaco
Varíola do macaco

Yahoo - O Ministério da Saúde confirmou no domingo (03) o primeiro caso de varíola dos macacos do Distrito Federal. Com essa confirmação, o Brasil chega a 76 ocorrências da doença. O paciente é um homem de 30 a 39 anos, que voltou recentemente da Europa. No total, além do DF, há casos em seis estados do país.

São Paulo concentra o maior número de registros da doença, com 52 casos. Há registros ainda no Rio Grande do Norte, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, no Ceará e no Rio de Janeiro. Para monitorar a disseminação da doença no país, o Ministério da Saúde criou uma Sala de Situação. A partir desse mecanismo, a pasta mantém contato direto com secretarias de saúde para identificar casos possíveis de varíola dos macacos.

O primeiro caso da doença foi registrado no país no início de junho. Na ocasião, um paciente de 41 anos, residente do estado de São Paulo, manifestou sintomas da enfermidade após voltar da Espanha. No final do mesmo mês, autoridades sanitárias confirmaram que o país já tem transmissão local da doença, ou seja, pessoas que se infectaram dentro do solo brasileiro.

Os pacientes infectados com a doença apresentam quadro de febre, dor de cabeça, dores musculares e erupções na pele, como bolhas. Em geral essas lesões aparecem primeiro no rosto e depois se espalham para o resto do corpo, principalmente nas mãos e nos pés.

A transmissão da doença ocorre mais comumente a partir de vias respiratórias ou lesões na pele por meio do contato com pessoas sintomáticas. A enfermidade também pode ser transmitida pelo contato com animais infectados.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: