Pensar Piauí

Brasil discute saúde na 17ª Conferência Nacional

O evento deve reunir cerca de seis mil pessoas para discutir propostas que servirão para a elaborar o Plano Nacional de Saúde

Foto: DivulgaçãoConferência de Saúde

 

AgênciaBrasil - Começa hoje a 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento deve reunir cerca de seis mil pessoas para discutir propostas que servirão para a elaborar o Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual de 2024-2027. 

O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde. O tema é Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. Mais de 1.500 propostas foram levantadas nas conferências regionais e, agora, vão ser debatidas no encontro nacional.

O presidente do Conselho, Fernando Pigatto, diz que estão na pauta a valorização dos profissionais, o reforço no financiamento do SUS e a atenção básica, por exemplo.

Segundo Pigatto, uma ideia é combinar o resultado da Conferência Nacional com os debates do PPA Participativo, do Fórum Interconselhos e do Ministério da Saúde. 

O objetivo é que a resolução da reunião do Conselho Nacional de Saúde, que vai acontecer nos dias 19 e 20 de julho, seja um espelho do que estará no orçamento do Plano Nacional de Saúde e no Plano Plurianual.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS