Pensar Piauí

Bolsonaro usa Bolsa Família para fazer ajuste fiscal: é o pobre pagando a conta

Impacto de cada real do Bolsa Família sobre o PIB é três vezes maior do que o do FGTS

Foto: UOLBolsa Família
Bolsa Família

Em matéria que destaca o fechamento das portas do programa Bolsa Família para novos beneficiários, no El País desta quarta-feira, 29, o economista Marcelo Cortes Neri, diretor do FGV Social e ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos no Governo Dilma Rousseff (PT), diz que reduzir esses gastos não faz sentido. “É fazer ajuste fiscal em cima dos mais pobres”, avalia.

Pesquisas conduzidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que o impacto que cada um real do Bolsa Família tem sobre o Produto Interno Bruto (PIB) é três vezes maior do que o do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que foi outro instrumento usado pelo Governo para reaquecer a economia nos últimos anos. “Ele não é só bom para o pobre, mas para toda a economia”, afirma. 

De acordo com a reportagem, a opinião é compartilhada pelo sociólogo Marcelo Medeiros, professor visitante da Universidade de Princeton. “É uma péssima ideia economizar em assistência social. O Brasil ainda não se recuperou da recessão. É no momento como esse que se tem que abrir a rede de proteção social, e não fechar.”
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS