Pensar Piauí

Bolsonaro e seu racismo no Dia da Consciência Negra

Jair Bolsonaro postou um tweet ignorando o assassinato de Porto Alegre e, cinicamente, escreveu: “Obrigado Pelé. Bom dia a todos”

Foto: Leia jáBolsonaro
Bolsonaro

Em um tweet às 7h22 desta sexta-feira (20), no Dia de Zumbi e Dandara e da Consciência Negra, Jair Bolsonaro ignorou o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, negro, espancado até a morte na noite de ontem (19) e, numa provocação à negras e negros do país, escreveu: “Obrigado Pelé. Bom dia a todos”

Bolsonaro é conhecido por seu racismo, machismo e homofobia. 

Numa declaração que tornou-se conhecida nacional e internacionalmente, numa reunião com a comunidade judaica no Rio de Janeiro, em abril de 2017, afirmou: “Fui num quilombola em Eldorado Paulista. Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava 7 arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais".

Em março de 2011, ainda deputado federal, ao participar do quadro "Povo quer saber", em que respondeu a curiosidades do público, Bolsonaro disse que seus filhos não correm o risco de namorar uma mulher negra ou virarem gays, porque "foram muito bem educados". (Veja o vídeo com a polêmica entrevista )

"Não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco. Os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu", disse Bolsonaro, em resposta à cantora Preta Gil, que perguntou ao deputado o que ele faria se filho dele se apaixonasse por uma negra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS