Pensar Piauí

Benedita da Silva recebe título de Embaixadora da Paz em evento na Áustria

Com 40 anos de vida política, Benedita iniciou como liderança comunitária no Morro do Chapéu Mangueira

Foto: Wagner da SilvaBenedita da Silva
Benedita da Silva

PT - A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) foi nomeada na quinta-feira (9) Embaixadora da Paz, em evento realizado na sede da Organização das Nações Unidas em Viena, na Áustria.

A deputada petista participou do evento ‘Diálogos Brasil-Europa: Independência, Prosperidade Mútua e Valores Compartilhados’, realizado durante a semana.

Durante as atividades, a parlamentar recebeu o título de Embaixadora da Paz da ‘Universal Peace Federation’, entidade ligada à ONU.

“Em tempos de guerra, ser reconhecida como Embaixadora da Paz é uma grande honra. Eu tenho fé que a paz e o amor podem derrotar todo esse ódio que persiste no coração de algumas pessoas”, afirmou Benedita.

A trajetória de Benedita da Silva é marcada por lutas e conquistas, entre outras, foi a primeira Senadora negra do Brasil. Nascida em uma família de baixa renda no Rio de Janeiro, Bené, como é carinhosamente conhecida, começou a trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas de casa.

Na infância, vendeu limões e amendoins pelas ruas do estado. Na adolescência, precisou interromper seus estudos e foi trabalhar como tecelã em uma fábrica de tecidos, e em casa ajudava sua mãe a lavar, passar e entregar as roupas dos clientes.

Nos anos 1980, ela voltou aos estudos, formando-se como auxiliar de enfermagem e, depois, em Serviço Social.

Vida política

Com 40 anos de vida política, Benedita iniciou como liderança comunitária no Morro do Chapéu Mangueira. Quebrou todos os tabus das esferas políticas ao se tornar a primeira mulher negra a ocupar os cargos de vereadora no município do Rio de Janeiro.

Deputada federal na Assembleia Constituinte de 1988, ela integrava a chamada Bancada do Batom, como ficou conhecido o grupo formado por mulheres constituintes, ela era a única preta do grupo. Foi senadora da República, governadora do Estado do Rio de Janeiro e ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social no primeiro governo do presidente Lula. Atualmente ela exerce seu quarto mandato como deputada federal.

Foto: Arquivo site da deputadaBenedita na comunidade do Chapéu Mangueira
Benedita na comunidade do Chapéu Mangueira

 

Foto: Senado Federal/ArquivoDeputada federal Benedita da Silva na Assembleia Constituinte de 1988
Deputada federal Benedita da Silva na Assembleia Constituinte de 1988

 

Foto: Reprodução Senado FederalMulheres na Constituinte.
Mulheres na Constituinte.

 

Foto: Luis Macedo Câmara/dos DeputadosBenedita foi relatora da PEC das Domésticas.
Benedita foi relatora da PEC das Domésticas.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS