Pensar Piauí

Bebês são vacinados contra Covid por engano: “Se matasse minha filha?“

Pelo menos duas crianças receberam a imunização contra Covid-19 de forma errada em Sorocaba, no interior de São Paulo, e foram internadas

Foto: Reprodução/TV TEMMães de bebês que tomaram vacina contra Covid em Sorocaba
Mães de bebês que tomaram vacina contra Covid em Sorocaba

 

As mães dos dois bebês que receberam por engano a vacina contra a Covid, em Sorocaba (SP), em vez da pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra uma bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e garganta, relataram o momento quando receberam a notícia do erro. 

De acordo com informações do G1, a prefeitura abriu procedimento interno para apurar a responsabilidade da funcionária que trocou as doses, que foram aplicadas na unidade básica de saúde do bairro Nova Sorocaba, na zona norte, na última quarta-feira (1).

Ana Cláudia Mugnos Riello conta que a filha tem dois meses e, horas após a vacinação, teve febre e parou de tomar leite.

“O secretário de saúde chegou e falou: 'olha, mãe, três crianças foram vacinadas com a penta aqui, ontem. Duas delas receberam a da Covid. Nós não temos como saber quais destas crianças foram as que receberam’. Pediram desculpa, só que é uma vida. E se matasse a minha filha?”, disse.

Para a Kathillyn Monteiro da Silva, o susto foi ainda maior. Ela estava em casa quando recebeu a visita do secretário municipal de saúde. O filho dela, de quatro meses, deveria ter recebido o reforço da vacina pentavalente, mas também aplicaram a Pfizer.

“Como uma pessoa pode dar uma coisa errada para uma criança? É um neném ainda. Chorei muito, porque se acontece algo com meu filho?”, conta.

As duas crianças foram levadas para o Gpaci, hospital referência em Sorocaba, e onde a prefeitura tem contrato para manter leitos infantis. As crianças estão bem, não precisaram ser medicadas e receberam soro.

A informação passada para as mães é de que os bebês devem ficar em observação por dois dias e depois vão ser acompanhados por uma equipe médica da prefeitura por duas semanas.

Foto: ReproduçãoHospital do Gpaci em Sorocaba (SP)
Hospital do Gpaci em Sorocaba (SP)

 

A Pfizer já anunciou que pretende pedir autorização para o uso da vacina em bebês acima dos seis meses nos Estados Unidos. No Brasil, a Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para ser usada nos adolescentes a partir dos 12 anos.

Técnica de enfermagem afastada

De acordo com o diretor clínico do Gpaci, esta foi a primeira vez que o hospital recebeu um caso de bebês que tomaram vacinas contra a Covid por engano.

À TV TEM, o secretário de Saúde explicou que o erro foi descoberto no dia seguinte à aplicação, durante a checagem ao estoque de vacinas. A técnica de enfermagem responsável pelo ocorrido alegou que confundiu os frascos, pois ambos são parecidos.

Ela foi afastada dos procedimentos injetáveis. Enquanto isso, segundo o secretário, foi instaurado um procedimento administrativo para definir quais medidas devem ser tomadas.

Vinicius disse ainda que, logo após ter sido acionado pela equipe da UBS, entrou em contato com o Ministério da Saúde e com a farmacêutica responsável pela fabricação da vacina contra a Covid-19, sendo informado de que outros casos semelhantes já foram registrados no país e que as crianças tiveram febre por dois dias, mas depois ficaram bem. Os órgãos também recomendaram que os bebês fiquem em observação por um período de dez a 15 dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS