Pensar Piauí

Banheiro unissex: entenda a polêmica

Betiol explica o que é a resolução do Conselho dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, as ações dos bolsonaristas e o estrago que a fake news causar

Foto: DivulgaçãoBanheiro Unissex
Banheiro Unissex

 

A polêmica sobre a instalação de banheiro unissex nas escolas tomou conta das redes sociais de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e de o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se tornar réu por transfobia.

A movimentação dos bolsonaristas ocorreu na mesma semana em que foram reveladas uma das informações mais fortes sobre a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República. O ex-braço-direito de Bolsonaro afirmou que o ex-presidente se reuniu com a cúpula das Forças Armadas para discutir a possibilidade de uma intervenção militar para anular o resultado da eleição de 2022, que elegeu Lula para a Presidência.

Logo após o revés a Justiça, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) usou uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ para afirmar, de forma errada, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria decretado a adoção de banheiros unissex nas escolas.

Vinicios Betiol é pós-graduado e Mestre na área de Geopolítica pela UERJ e autor do livro: "A arte da guerra online: como enfrentar as redes de extrema direita na internet". Ele fez um vídeo explicando detalhadamente o que é a resolução do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, as ações dos bolsonaristas e o estrago que essa fake news pode causar. Veja:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS