Pensar Piauí

Aziz e Renan estão rompidos por causa de relatório da CPI, dizem aliados

Aliados dos senadores contam que eles estão rompidos por causa de divergências sobre o relatório da CPI da Covid

Foto: DivulgaçãoAziz e Renan
Aziz e Renan

 

DCM - O clima azedou de vez entre Omar Aziz e Renan Calheiros. Aliados dos senadores contam que eles estão rompidos por causa de divergências sobre o relatório da CPI da Covid. A troca de acusações já vinha acontecendo, de modo discreta e no privado, desde semana passada. Mas o clima esquentou muito nos últimos dias com os dois usando suas armas na disputa.

O DCM conversou com pessoas ligadas aos dois senadores e teve a confirmação do rompimento. “Eles ainda se falam, mas não há mais o clima amistoso de antes”, disse um assessor. Questionado sobre o motivo, ele deixou claro: Aziz não gostou do tom que Renan usou no relatório e a forma como o colega vem forçando para ter seu texto aprovado.

A recíproca, no entanto, também é verdadeiro. Uma pessoa ligada a Renan Calheiros disse que o senador se decepcionou com o colega. “Havia um acordo para que o relatório fosse aprovado na íntegra porque a construção do material foi discutida com o presidente da Comissão”. A frase doi de um aliado do senador e que confirmou que ele está ressentido.

Por um lado, Aziz não gostou nada do vazamento de trechos do relatório nesta semana. Ele viu nisso uma tentativa de intimidação por parte de Renan, usando a opinião pública a seu favor. Segundo uma pessoa próxima a ele, o vazamento só piorou o clima e fez com que o presidente da CPI decidisse ir para o embate. “Não vamos aprovar o que eu discordar”.

Por outro lado, Renan usa e abusa da mídia, segundo os próprios assessores. O senador quer aprovar o relatório na íntegra por entender que todos participaram e tiveram direito de opinar. Ele sente que Aziz e outros nomes estão tentando recuar na hora H e, por isso, vai pressioná-los. O impasse foi a público e clima azedou de tal modo que ninguém aposta qual o rumo tomará.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS