Atriz da Escolinha do professor Raimundo foi internada em “estado cadavérico”

A atriz Marina Miranda, que ficou conhecida por interpretar a personagem Dona Mandala na Escolinha do Professor Raimundo

Foto: DivulgaçãoMarina Miranda
Marina Miranda

 

A atriz Marina Miranda, que ficou conhecida por interpretar a personagem Dona Mandala na Escolinha do Professor Raimundo (1990-95), foi hospitalizada pesando apenas 40 kg no Hospital Miguel Couto, no Leblon (RJ).

De acordo com informações reveladas pela família, a atriz está em coma por complicações do Alzheimer e seu quadro de saúde é irreversível.

“Ela está com uma escara bem grande na terceira derme, uma infecção nessa escara, infecção urinária e infecção no pulmão. Ela já está com a sonda que precisava para se alimentar, pois está com 40 kg. Ela mede 1,73 m. Então, o estado dela é cadavérico”, revelou Sylvia Miranda, filha da humorista, ao Notícias da TV.

Segundo a filha da atriz, a “assistente social chamou as minhas irmãs e falou na nossa cara: ‘ela está cadavérica. Nós não temos como tratá-la. Ela tem que ser removida’. Não me pergunte como [ela chegou nesse estado] eu não convivo com ela. Lutei muito para ficar com ela. Infelizmente, não consegui. Não vou brigar agora e não vou discutir sobre isso [com a família]”, declarou Sylvia.

Segundo informações do Notícias da TV, a piora do quadro de saúde de Marina Miranda tem relação com o fato de uma de suas filhas ter se tornado acumuladora compulsiva.

Sylvia tem uma relação conturbada com as irmãs Glaucia e Priscila, que são as responsáveis legais pela mãe. Em 2020, ela pediu a guarda da mãe, mas perdeu na justiça.

Tudo porque no ano passado a sua mãe foi retirada do apartamento onde vivia, em Copacabana, pois, por conta da filha que se tornou acumuladora compulsiva, ela vivia no meio do lixo.

Com uma ordem judicial para conseguir ver a mãe, que passou a viver com as outras filhas em um apartamento no bairro de Botafogo, e monitorada por uma assistente social, Sylvia afirma que ela estava vivendo “em um lugar limpo”.

“Eu não moro com a minha mãe. Elas [as irmãs] que moram. Na sexta-feira (17), deu um apagão na minha mãe, minha irmã ficou apavorada e chamou a ambulância. Ela foi levada para Unidade de Pronto de Atendimento de Copacabana. O apagão foi do Alzheimer: a pessoa entra num sono e não acorda. O coma dela não é induzido, nem por remédios. Ela simplesmente não acorda. Entrou numa depressão e não acorda”, revela Sylvia.

Internada no Hospital Miguel Couto, as filhas querem transferir a atriz para um hospital particular. Os atores Lucio Mauro Filho e Helio de La Peña estão ajudando.

Segundo Sylvia, o ator Lucio Mauro enviou uma médica ao hospital onde a comediante está internada e o diagnóstico foi o mesmo: o estado é irreversível.

A atriz Marina Miranda se tornou conhecida a partir de 1971 por conta de três personagens que interpretou: Crioula Difícil, Mandala e Dona Charanga, estes dois últimos em programas de Chico Anysio.