Pensar Piauí

Atos em sete cidades lembram um ano da morte de Dom Phillips e Bruno Pereira

Jornalista e indigenista foram assassinados na região do Vale do Javari, em 5 de junho de 2022

Foto: DivulgaçãoDom Phillips e Bruno Pereira
Dom Phillips e Bruno Pereira

CNN - O assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira completa um ano nesta segunda-feira (5).

Para lembrar a data, algumas cidades realizam hoje os atos “1 ano sem Dom e Bruno”.

Em uma publicação no Twitter, o amigo de Dom, Tom Phillips, jornalista e correspondente do The Guardian, compartilhou a iniciativa. “Junte-se a nós na praia de Copacabana amanhã às 9h para relembrar Bruno e Dom”, escreveu.

Ao menos seis cidades brasileiras terão atos nesta segunda: Brasília, Rio de Janeiro, Campinas, Belém, Atalaia do Norte e Salvador. Também está previsto para acontecer um encontro em Londres.

Relembre o Caso

O jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira Araújo foram considerados desaparecidos no dia 5 de junho de 2022, na região do Vale do Javari, área de terras indígenas no Amazonas.

Após o caso ganhar repercussão, inclusive na imprensa internacional, diversas figuras públicas, ambientalistas, ativistas, artistas e políticos de oposição foram a público cobrar providências urgentes para a busca da dupla.

Os restos mortais de Dom e Bruno foram encontrados em 16 de junho, onze dias após o desaparecimento.

Um dos principais suspeitos pelo desaparecimento, Amarildo Oliveira da Costa, conhecido como Pelado, confessou ter participado do assassinato da dupla mais de uma semana depois.

Ele, seu irmão, Oseney da Costa de Oliveira, o “Dos Santos” e Jeferson da Silva Lima, chamado de “Pelado da Dinha”, estão presos sob suspeita de terem participado do crime.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS