Pensar Piauí

"Ato de Resistência", filme de Sílvio Tendler fala da defesa da democracia

O documentário aborda a luta de blogueiros e ativistas em defesa da democracia

Foto: Montagem pensarpiauiEncontro de Ativistas
Encontro de Ativistas

 

Foi lançado no último dia 27 o filme documentário "Ato de Resistencia", de Sílvio Tendler. O trabalho conta um pouco da história  da luta pela democratização da comunicação a partir do movimento dos blogueiros progressistas e que hoje se denomina de "Ativistas Digitais". 

O movimento dos blogueiros progressistas surgiu em agosto de 2010. Na época, o “partido da imprensa golpista”, o PIG, como o jornalista Paulo Henrique Amorim ironizava a mídia monopolista, já atiçava a desestabilização política, que resultaria no impeachment de Dilma Rousseff e a abusiva prisão de Lula da Silva, e chocava o ovo da serpente fascista, que possibilitaria a eleição de Jair Bolsonaro.

Os blogueiros e ativistas digitais denunciaram essa escalada e ajudaram a estimular o senso crítico, o pensamento contra-hegemônico, na sociedade. Eles foram fundamentais na defesa da democracia e da verdadeira liberdade de expressão. Contribuíram para que o Brasil derrotasse as trevas e voltasse a respirar.

O novo filme de Silvio Tendler, produzido pela Caliban Cinema e Conteúdo, dá detalhes de como se deu essa batalha de ideias a partir das entrevistas com vários dos protagonistas do ativismo digital – que em julho de 2022 estiveram reunidos no 7º Encontro Nacional de Comunicadores e Ativistas Digitais na cidade de Maricá (RJ).

Assista aqui o filme/documentário:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS